Pessuti inaugura Centro de Eventos de Morretes

Centro de Eventos fica na Praça Rocha Pombo, onde até 1980 funcionou a fábrica de papel São Marcos
Publicação
21/12/2010 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti inaugurou nesta segunda-feira (20) o Centro de Evento de Morretes, no litoral do Paraná. São 5 mil metros quadrados de área construída e 13 mil metros quadrados de área livre na região central da cidade. De acordo com o governador, Morretes ganha a melhor estrutura para grandes convenções e eventos do litoral paranaense. “Já temos gastronomia e lazer fortes, agora a cidade terá o setor de eventos importante. Eu sempre digo que o litoral é um lugar de todos os paranaenses e por isso merece ser olhado com atenção especial”, afirmou o governador.
O Centro de Eventos fica na Praça Rocha Pombo, onde até 1980 funcionou a fábrica de papel São Marcos. Com a falência da indústria, a área foi adquirida pelo Governo do Estado em 2007 e reformada. Segundo o prefeito Amilton de Paula está em licitação a aquisição do mobiliário do local, que será pago pelo Ministério do Turismo, através do programa Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo). “Queremos que Morretes absorva os grandes eventos, vamos oferecer uma estrutura que o turista não tinha”, disse.
Foram aplicados R$ 2,7 milhões nas obras de reforma e restauro, e o centro terá espaço para shows, eventos, salas de vídeos, museu de memória e ainda uma biblioteca cidadã, que também foi inaugurada nesta segunda-feira (30). Segundo o secretário de obras Júlio César de Araújo Filho, o projeto levou em conta as características históricas da fábrica. “É um belíssimo prédio histórico completamente restaurado que estamos entregando”, disse o secretário.
A secretária de cultura Vera Mussi destacou o trabalho de resgate de memória, já que estão sendo preservados, por exemplo, a chaminé da antiga fábrica de papel e o maquinário. “Além dos eventos, teremos a conservação da memória paranaense e uma bela biblioteca”, afirmou.
A inauguração contou com a presença dos prefeitos de Guaraqueçaba, Riad Said Zahoui e de Antonina, Carlos Augusto Machado. O presidente da Associação de Restaurantes de Morretes, Joaquim de Souza Junior, conta que os donos de restaurantes também se mobilizaram para ir ao evento de inauguração. “Decidimos em reunião vir aqui prestigiar e apoiar. Nós nunca imaginaríamos uma obra deste porte em Morretes, e esperamos que os eventos venham e o fluxo de turistas aumente”, disse.

GALERIA DE IMAGENS