Pessuti inaugura Biblioteca Cidadã em Diamante do Sul

Agora, são 102 os municípios atendidos pelo programa de construção de bibliotecas públicas em pequenas cidades
Publicação
28/05/2010 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti, a secretária da Cultura, Vera Mussi, e o prefeito Darci Tirelli inauguraram nesta sexta-feira (28) a Biblioteca Cidadã Roldão Guerreiro de Paula, em Diamante do Sul. Outras quatro bibliotecas na região de Guarapuava estão sendo entregues pelo Governo do Estado.
Agora, são 102 os municípios atendidos pelo programa de construção de bibliotecas públicas em pequenas cidades. A meta é atender até o final deste ano mais de 300 municípios em todo o Estado.
“Já temos outras para inaugurar e 175 para construir até o final do ano”, informou o governador. “Fizemos o registro de preços, estamos com dinheiro em caixa, dando ordem de serviço, porque queremos chegar até o final do ano com a meta cumprida”.
A Biblioteca Cidadã, avaliou Pessuti, é importante porque melhora as condições de aprendizado e proporciona avanços educacionais com o uso da internet. As bibliotecas contam com cinco computadores.
O secretário de Obras Públicas, Julio Cesar de Araujo Filho, disse que apenas na região, já foram inauguradas 17 bibliotecas e que oito estão em fase de execução em Bituruna, Campina do Simão, Candói, Cruz Machado, Nova Laranjeiras, Pitanga, Quedas do Iguaçu e União da Vitória.
O governador acrescentou que espera também chegar a mais de 200 Clínicas de Atendimento à Mulher e à Criança inauguradas. “Só em Diamante do Sul, as obras entregues por este governo ultrapassam R$ 12 milhões, valor bastante significativo para um dos municípios menores e carentes do Paraná.”
BIBLIOTECA - A edificação reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de quase dois mil livros, um telecentro em uma construção que também possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação.
O prefeito Darci Tirelli disse que a Biblioteca Cidadã é um importante passo para a informação e cultura, que serão buscadas não só pelos estudantes, mas por toda população. “Existe uma expectativa muito grande em relação à entrega desta obra, porque o nosso município é carente nesta área.”
O secretário de Educação, Esporte e Cultura de Diamante do Sul, Fernando Maximiliano Risso, ressaltou que a biblioteca é um incentivo à leitura. “A Biblioteca Cidadã é uma novidade, uma nova opção de lazer, de informação e de cultura. A história de Diamante do Sul será dividida em antes e depois da biblioteca”.
Ele revelou ainda que a população estava ansiosa com a inauguração do projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura. “A partir de agora, os nossos 3,2 mil habitantes poderão usufruir de um acervo com o melhor da literatura nacional e internacional”.
A Biblioteca Cidadã estimula ainda a valorização cultural da região com artistas que pintam um painel na entrada principal. Na Biblioteca Cidadã Roldão Guerreiro de Paula, o artista Miguel Dambroso criou um trabalho que representa a abundância de água e de paisagens verdes de Diamante do Sul.
Para a secretária de Cultura, Vera Mussi Augusto, a biblioteca é uma conquista, porque com ela é possível descortinar o mundo das idéias e do pensamento. “Tenho certeza que todos vão ficar encantados”, avaliou.
PROJETO - A Biblioteca Cidadã, criada em 2004 pela Secretaria da Cultura do Paraná, é hoje o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado na história do Brasil. O objetivo é oferecer às regiões mais carentes do território paranaense um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento.
Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade, o Governo oferece um prédio de 184 metros quadrados sobre um terreno da prefeitura. A qualificação pessoal destes espaços é feita com um treinamento da Biblioteca Pública do Paraná. Essa ação conjunta estreita, ainda mais, a parceria de entre a estrutura pública estadual e municipal.

GALERIA DE IMAGENS