Pessuti garante apoio para o funcionamento de alfândega entre Capanema e Argentina

“É fundamental ter a alfândega de cargas funcionando dia e noite”, afirmou o governador em reunião com um grupo de empresários e políticos argentinos
06/08/2010 - 10:10

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti garantiu a um grupo de empresários e políticos argentinos, liderados pela ministra da Cooperativa e Cooperação de Misiones, Fabiola Vianco, que o Governo do Paraná não medirá esforços para o funcionamento pleno do posto aduaneiro na ponte sobre o rio San Antonio, na divisa entre Capanema e Andresito, na Argentina. A declaração foi feita pelo governador durante reunião realizada nesta quinta-feira (5) à noite, no Parque de Exposições de Capanema, por ocasião da 16ª Feira do Melado.
“Esta reunião teve um significado especial, porque contou com a presença de representantes da Província de Misiones, que estão imbuídos da mesma vontade que temos de que a ponte sobre o rio San Antonio seja um ponto de integração de argentinos e brasileiros. Esta ponte existe há mais de 15 anos e necessita ter uma alfândega para recepcionar e liberar as cargas que chegam da Argentina para o Brasil e vice-versa. É fundamental ter a alfândega de cargas funcionando dia e noite”, afirmou Pessuti.
Para o governador, a abertura da alfândega pelo período de 24 horas facilitaria a integração entre os dois paises e mesmo para os turistas, agricultores e exportadores. “O isolamento não é bom para ninguém. Hoje a aduana funciona precariamente. Ainda bem que temos esta ponte que encurta a distância para Foz do Iguaçu em muitos quilômetros, já que também num passado não muito distante deixamos de contar com a Estrada do Colono, que saía de Capanema e passava por dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Com isto, Capanema ficou numa situação bastante difícil. Agora, temos de lutar por esta integração com a Argentina, porque isto será bom para o comércio bilateral”, afirmou.
O prefeito de Capanema, Milton Kafer, ficou satisfeito com o resultado da reunião, porque “os dois governos tiveram a oportunidade de conhecer o assunto e, num segundo momento, assumiram o compromisso de resolver a questão. Sabemos que é um assunto da esfera federal, mas precisamos do apoio político dos dois governadores, para que possamos avançar e com mais rapidez. Este é um assunto que já se arrasta por alguns anos. Agora, com esta reunião, temos a certeza de que, num curto espaço de tempo, teremos a aduana funcionando e trazendo desenvolvimento para a nossa região”, disse.
Rodovias – Antes de seguir para a reunião com a comitiva da Argentina, o governador participou de um encontro com prefeitos e integrantes do Movimento Pró Rodovias do Sudoeste do Paraná, na prefeitura de Capanema. “Os prefeitos propuseram uma parceria interessante para a elaboração de um estudo visando a modernização das rodovias da região. Para isto, eles solicitam a liberação de recursos. Não é um montante alto, mas que somados aos valores da iniciativa privada e dos municípios possibilitarão a contratação de engenheiros e consultorias para a elaboração de um completo projeto e um diagnóstico exato da situação”, explicou o governador.
O grupo argumentou com o governador que as atuais rodovias foram projetadas há mais de 40 anos e que, hoje, com o fluxo de caminhões maiores e mais pesados, estão com vários pontos críticos, que tornam o trânsito perigoso e difícil. “Portanto, estamos diante de uma parceria interessante e espero concretizá-la ainda este ano”, acrescentou.
Festa do Melado – Pessuti fez questão de percorrer o parque de exposições e visitar os estandes dos expositores da 16ª Festa do Melado. O evento, que além de divulgar os produtos agroindustriais e demais serviços da indústria e comércio, oferece aos participantes diversas atrações artísticas. Promovida pela prefeitura e pela Associação Comercial e Empresarial de Capanema (ACEC), a festa deve atrair em torno de 50 mil visitantes durantes os cinco dias de realização.