Pessuti entrega tratores e equipamentos rodoviários a Marechal Cândido Rondon

O governador entregou, nesta sexta-feira (28), em Marechal Cândido Rondon, mais sete veículos do Programa Trator Solidário a produtores rurais da região
28/05/2010 - 22:30

O governador Orlando Pessuti entregou, nesta sexta-feira (28), em Marechal Cândido Rondon, mais sete veículos do Programa Trator Solidário a produtores rurais da região. Pessuti também entregou equipamentos rodoviários ao município – três caminhões caçamba basculantes, um caminhão de coleta de lixo e três retroescavadeiras, um total de R$2,3 milhões em financiamentos.

“O nosso objetivo é entregar 6,5 mil tratores aos pequenos produtores. Este programa está mudando o perfil da pequena e média propriedade no Estado”, acentuou Pessuti. Desde o início do programa, em 2007, 5,2 mil tratores foram entregues, beneficiando cerca de 7,7 mil famílias.

Pessuti explicou que os equipamentos rodoviários serão financiados pelo Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para Municípios do Paraná (Promap), realizado em parceria entre a Sedu/Paranacidade e a Agência de Fomento do Paraná (AFPR).
O Trator Solidário introduziu no País as condições que permitem aos agricultores familiares comprar tratores por preços de 25% a 30% mais baixos que os de mercado. Os pequenos agricultores beneficiados pelo programa em Marechal Cândido Rondon foram Edgar Romer, Geraldo João Dewes, Eldor Wiebusch, Elisangela Kochepka, Luiz Carlos Podkova, Lucindo Daronch, Valdir Dali Scherer.
O produtor rural Lucindo Daronch pretende aumentar sua produção de soja e milho. “Hoje produzo 10 toneladas/ano. Com o trator ganharemos mais tempo, poderemos expandir a nossa plantação. Eu não teria condições de comprar um trator como este. É muito bom ter um governo que pense na gente”, disse.
“O trator será perfeito para o preparo do solo. Eu e minha família estamos muito satisfeitos. Poderei aumentar a minha produção de leite. Hoje tenho 20 vacas produzindo leite. Em breve, espero aumentar o número de animais para 45”, afirmou o produtor do distrito de Margarida, Luiz Carlos Podkova.
O financiamento das máquinas é feito por linhas de crédito do Banco do Brasil e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Até agora foram aplicados aproximadamente, R$ 230 milhões em operações de financiamento do Programa Trator Solidário.
O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Luiz Froehlich, “Os paranaenses estão experimentando um novo jeito de governar, mais transparente e honesto. O Trator Solidário e o Leite das Crianças impulsionaram a agricultura familiar. O trator é financiado em dez anos, para agricultores que sonhavam em um dia ter uma maquina nova. É um programa fantástico”, disse.
A prefeitura da cidade irá expor até o domingo (30), no Centro de Exposições Werner Wanderer, mais de R$10 milhões em máquinas e equipamentos para a agricultura, financiados em parceria com os governos Estadual e Federal. “Queremos que a população acompanhe de perto todos os investimentos feitos em nossa cidade”, disse Froehlich.