Pessuti e prefeitos buscam integração do transporte coletivo no norte do Paraná

10/06/2010 - 15:50

O governador Orlando Pessuti e os prefeitos de Londrina, Ibiporã, Cambé e Rolândia assinaram nesta quinta-feira (10), durante a interiorização da Escola de Governo, termo de cooperação para viabilização da gestão integrada do transporte público de passageiros entre os quatro municípios. O próximo passo será a constituição de um grupo de trabalho e o início de um estudo para detectar as necessidades logísticas da região.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lispki, o projeto vai permitir a implantação de uma tarifa única entre as quatro cidades. “Será um grande benefício para toda a comunidade, pois, além de abrir a possibilidade de adoção de uma tarifa a preços baixos, vai facilitar a locomoção entre estas cidades conurbadas” destacou.
“A integração do transporte metropolitano na nossa região é uma necessidade e uma reivindicação antiga dos gestores públicos. Há muita dificuldade no transporte metropolitano uma vez que várias pessoas que moram em cidades próximas e trabalham em Londrina, ou buscam esta cidade para serviços de saúde, acabam gastando mais de uma passagem ao se deslocar para as cidades vizinhas”, disse a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Elza Correia.
“Nós temos a expectativa de fazer cada vez mais a integração dos municípios do Norte no Paraná no que for importante para facilitar a vida do usuário do transporte público. Londrina é uma cidade grande, com limites conurbados, e a nossa expectativa é fazer o que for necessário para a melhoria da qualidade de vida destas populações”, afirmou o prefeito de Londrina, Barbosa Neto.
Para o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, a integração entre os municípios também vai possibilitar reformas e ampliações nos terminais rodoviários intermunicipais. “Com esta assinatura nós vamos acelerar o processo de dinamização do transporte público, diminuindo a superlotação em veículos e terminais e dando mais segurança e conforto aos passageiros”, completou.
Também assinaram o termo de intenção o secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski; o secretário dos Transportes, Mário Stamm Júnior; a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Elza Correa e o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina, André de Oliveira Nodai.