Pessuti e ministro firmam convênio para ampliar expedição da carteira de trabalho

Pelo acordo, documento passará a ser expedido em 252 municípios do Paraná
Publicação
25/09/2010 - 10:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, firmaram convênio na noite de sexta-feira (24), em Foz do Iguaçu, que vai permitir que a Carteira Profissional de Trabalho seja expedida em 252 municípios do Paraná. O acordo foi firmado durante a solenidade de abertura da I Feira de Negócios de Economia Solidária, promovida pela Secretaria de Estado do Emprego, Trabalho e Promoção Social.
O ministro Carlos Lupi disse que a expansão do programa só foi possível porque Pessuti tem colocado uma equipe a disposição do programa de expedição de carteiras de trabalho. “O Ministério vai certamente ampliar os recursos que são aplicados no Paraná”, afirmou Lupi.
Pessuti frisou que várias ações estão sendo executadas pelo Governo do Estado para aumentar o número de trabalhadores com carteira assinada, como o programa de capacitação de mulheres que desejam atuar no setor da construção civil. “Essas medidas têm levado o Paraná a estabelecer recordes na geração de empregos. Em agosto, por exemplo, tivemos crescimento de 48% no nível de emprego se comparado ao mesmo período do ano passado”.
ECONOMIA - Aos expositores da feira, Pessuti anunciou que, a pedido do secretário do Trabalho, Tércio Albuquerque e de sua equipe, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei transformando a economia solidária em política pública permanente. “A nossa expectativa é que, com a aprovação deste projeto, a economia solidária se tornará mais estruturada, melhor divulgada e terá um desenvolvimento enorme”.
O ministro Carlos Lupi explicou que, no Ministério do Trabalho, existe a Secretaria Nacional de Economia Solidária, criada pelo próprio presidente Luis Inácio Lula da Silva. “Esta secretaria é responsável nacionalmente pela elaboração de projetos de vanguarda, de incentivo ao micro e pequeno negócio. Pouca gente sabe que a economia solidária, através do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, tem fornecido empréstimo a 800 mil microempresários”.
COOPERAÇÃO – Pessuti e o governador do departamento (estado) paraguaio de Alto Paraná, Nelson Aguinagaldi, firmaram convênio de cooperação técnica e científica para o setor agropecuário. O convênio, segundo Santiago Gallo, diretor técnico do Codesul, vai dar suporte à implementação de ações de interesse mútuo para o desenvolvimento da agropecuária dos dois estados.
“Esse acordo vai permitir o desenvolvimento agrícola, com a produção de mais alimentos. Já temos outras parcerias com Alto Paraná, como a abertura de nossas escolas agrícolas para jovens paraguaios”, disse Pessuti. Segundo o governador, há a intenção de atrair jovens paraguaios para universidades paranaenses e que profissionais do setor agrícola do Paraná possam prestar assistência e atendimento na área da extensão rural. “Temos muitas coisas que podemos fazer para ajudar no desenvolvimento do Paraguai, especialmente de Alto Paraná”.
Nelson Aguinagaldi comentou que o Paraguai possui terras férteis, mas tem recorrido à importação de alimentos, quando podería aumentar a produção. Ele acredita que, através do termo de cooperação técnica e científica com o Paraná, o Departamento de Alto Paraná poderá aumentar a produção de alimentos. “Isso é integração, é Mercosul. Vamos trabalhar juntos para produzir excelência e felicidade para todos”.
HOMENAGEM – Por último, Pessuti, acompanhado de sua esposa Regina, e do ministro Carlos Lupi, participou de jantar em homenagem ao secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tercio Albuquerque, no Hotel Carimã. Foram homenageados ainda o governador, sua esposa e o ministro Carlos Lupi. O jantar contou com a presença de vários secretários de estado, políticos, representantes da sociedade árabe e convidados.

GALERIA DE IMAGENS