Pessuti e milhares de devotos comemoram os 50 anos da Paróquia Santa Rita de Cássia

A missa foi celebrada pelo bispo Dom João Carlos Seneme e os padres Gilberto Bonato Xavier e João Rülse
Publicação
23/05/2010 - 16:30
Editoria
O governador Orlando Pessuti e sua esposa Regina participaram na manhã deste domingo (23), em Curitiba, da missa em comemoração ao 50º aniversário da Paróquia e o 25º do santuário de Santa Rita de Cássia. A missa foi celebrada pelo bispo Dom João Carlos Seneme e os padres Gilberto Bonato Xavier e João Rülse atraindo milhares de devotos no bairro Vila Hauer.
A imagem da Santa Rita de Cássia chegou a paróquia por volta das 10 horas no carro do Corpo de Bombeiros, que foi acompanhado por uma carreata dos devotos vinda do centro de Curitiba.
O governador Orlando Pessuti comentou que é devoto há muito tempo da Santa Rita de Cássia e como cristão declarou a importância do dia de hoje para as pessoas que visitam a paróquia e o santuário.
“É através da crença que conseguimos ultrapassar algumas barreiras e também visualizar um novo caminho e um novo modo de se viver. Portanto, temos procurado como cristão confessar a todos os santos”, destacou o governador.
Pessuti falou da importância das demais santas que estão com os seus santuários sediados no Estado, como é o caso da Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rocio – que é a padroeira do Paraná e também a Nossa Senhora da Luz – padroeira do município de Curitiba.
A comemoração na paróquia de Santa Rita de Cássia foi marcada pela celebração de missas durante todo o dia e também almoço, espaço para lazer e brincadeiras para as crianças, além do bingo e o sorteio de um veículo zero quilômetro.
Para o padre responsável pela paróquia, Gilberto Bonato Xavier, a comemoração do 50º aniversário é o resultado de um trabalho e dedicação de muita generosidade e doação de muitos sacerdotes desde o início. “Trata-se de um momento histórico e temos que agradecer a tantos outros sacerdotes que por aqui passaram e contribuíram nos últimos anos. Agora nossa missão é com a propagação desse santuário”, comentou.
CRIAÇÃO – A Paróquia foi criada em 1960 com a construção de uma igreja de madeira pequena e em 1985 foi construído o santuário que atrai diversos devotos durante todos os dias. Nasceu como capela e pertencia a Paróquia Nossa Senhora do Carmo e mais tarde foi desmembrada com a criação da Santa Rita de Cássia.
Para o padre Gilberto a Santa Rita de Cássia, mais conhecida pelos católicos pelas causas impossíveis, tem sua importância pela proximidade com o seu povo. “Até porque na sua vida e na sua história recordamos os estados de vida em que viveu mostrando virtude, como esposa e como mãe e depois também como viúva e religiosa. E em todos esses estágios pudemos perceber a generosidade e doação permitindo acontecer a vontade de Deus e isso a tornou a santa tão popular e conhecida do povo”, ressalta o padre Gilberto.
Para o deputado estadual Rafael Greca, que também participou das festividades, o aniversário da paróquia representa o avanço de um dos bairros mais importantes de Curitiba. “A festa de hoje marca a alegria e o progresso do bairro Vila Hauer. Hoje é um dos bairros mais bonitos de Curitiba e também o mais progressista da região. A comemoração marca os 50 anos do povoamento do bairro”, afirmou.
DEVOTOS – A dona de casa e moradora do bairro Boqueirão, Maria Amorim, participou das festividades e diz que visita o santuário de Santa Rita de Cássia com toda a sua família há 35 anos, desde o seu casamento que foi realizado na própria paróquia. “Há 35 anos que frequento as missas em todos os finais de semana. Continuo frequentando porque acredito e a fé é muito importante para as nossas vidas”.
Já a costureira, Maria Aparecida Campos Felipe, comenta que é a segunda visita feita no santuário neste ano. “Me sinto muito bem aqui e todas as minhas preces e orações são atendidas”.
SOLIDARIEDADE – Durante a comemoração os funcionários do banco de sangue do Hospital das Clínicas de Curitiba aproveitaram para montar um estande para o cadastramento de doadores de medula óssea. Até o início da tarde já tinham sido cadastrados cerca de 40 voluntários que passarão a integrar o Banco de Dados Nacional que soma 1,5 milhão de voluntários.
Os interessados também poderão buscar mais informações através do número de telefone do Banco de Sangue: (41) 3360-1875 e também pelo e-mail: doe_mo@hc.ufpr.br

GALERIA DE IMAGENS