Pessuti é homenageado por empresários do setor de telecomunicações e internet

A Rede Telesul homenageou o governador Orlando Pessuti pelo trabalho realizado para expansão da internet banda larga no Paraná
Publicação
18/09/2010 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Rede Telesul - Associação Nacional de Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações homenageou, na sexta-feira (17), o governador Orlando Pessuti pelo trabalho realizado para expansão da internet banda larga no Paraná. “Além de viabilizar o trabalho dos pequenos empreendedores paranaenses da área de internet, o governo também viabilizou a massificação da internet. Foi um trabalho brilhante encampado pelo governador”, afirmou Marcelo Siena presidente da Rede Telesul. A associação é uma organização sem fins lucrativos, que atende pequenas empresas que trabalham com novas tecnologias.
Orlando Pessuti disse que a relação do governo estadual com a Rede Telesul é de parceria, porque já existia o intuito de implementar na Copel um programa de internet banda larga para todos os paranaenses. A parceria permite que pequenos provedores de internet contratem serviços da Copel por preços menores. A Secretária da Fazenda realizou um estudo e chegou a uma alternativa para reduzir tributos que incidem no setor internet. De acordo com o governador, a ação permite maior competitividade aos pequenos empresários do setor.
Pessuti citou o exemplo da prefeitura de Matelândia, município do oeste do Paraná, que aderiu ao programa e economiza mensalmente cerca de R$ 5 mil das despesas com acesso a internet. Hoje o serviço já está disponível em mais de de 210 municípios, informou o governador. “Com o apoio da Secretaria da Fazenda do Paraná e da Copel, nós temos a banda larga acessível a todos aqueles municípios onde já chegam a fibra óptica e os cabos da Copel”, ressaltou.
Outras pessoas que também estiveram envolvidas na expansão da banda larga no estado foram homenageadas. Entre elas, o atual presidente da Codapar, Jânio Dalacosta, que sinalizou ao governador a necessidade de se dar uma atenção especial a este setor, e presidente da Copel, Ronald Ravedutti, que foi representado por Raul Munhoz Neto, diretor de Geração e Transmissão da empresa.
IRRIGAÇÃO NOTURNA - O governador Orlando Pessuti anunciou que o governo estuda a ampliação do Programa Irrigação Noturna para as 365 mil propriedades agrícolas que existem no Paraná. O programa oferece desconto de 60% na conta da energia elétrica para os agricultores que irrigam, mecanicamente, a lavoura entre 21h30 e 7h. O novo programa intitulado Programa Tarifa Rural Noturna também terá o horário diferenciado: das 21h às 7h. “É democratizar esse fantástico benefício da redução do preço da energia rural cobrada de nossos agricultores”, destacou Pessuti. O objetivo é que tanto pequenas quanto médias e grandes propriedades tenham direito ao programa. Segundo o governador, até o final de outubro a expansão do programa será oficializada.

GALERIA DE IMAGENS