O vice-governador Orlando Pessuti foi homenageado com um troféu nesta segunda-feira (12) à noite, no Clube Thalia, em Curitiba, durante jantar comemorativo dos 150 anos da Banda da Polícia Militar do Paraná. “Fiz questão de estar presente nesta solenidade e estou feliz, junto com minha mulher Regina, em prestigiar um momento tão importante para a Banda da Polícia Militar, por tudo aquilo que ela representa para todos nós. Por onde a banda passa leva alegria, diversão e civismo”, disse Pessuti ao receber o troféu.
Pessuti lembrou que a Banda é um dos principais elos de ligação entre a comunidade e a Polícia Militar. “Não podemos dizer que é o principal, porque existem outros elos, instituídos pelo atual governo, e que são igualmente importantes, como é o caso do Projeto Povo, a Patrulha Escolar e o Bombeiro Comunitário. Portanto, o que se vê hoje é a Policia Militar bem mais próxima da comunidade”, destacou.
Para o comandante-geral da PM, tenente-coronel Nemésio Xavier, a história da Banda da Polícia Militar se confunde com a história do Paraná. “Sua participação sempre foi agradável, nas formaturas, datas comemorativas e históricas, levando uma mensagem de nacionalidade, resgatando e preservando os nossos símbolos nacionais, dando ênfase aos hinos Nacional, do Paraná e de cada um dos municípios de nosso Estado. Ela representa o que há de mais importante no Brasil: o amor de cada cidadão ao seu país”, afirmou.
Além do vice-governador, os integrantes da Banda fizeram questão de homenagear os ex-regentes Isidoro Rossi, Isaac Otávio da Silva, Antonio Manoel Alves, Eliazar Moreira dos Santos e Maximiliano Pereira da Silva.
Estiveram presentes ao evento os secretários estaduais Maria Marta Weber Lunardon, da Administração e Previdência, e Marcelo Almeida, de Obras, além do chefe da Casa Militar, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira, o chefe do Estado Maior da PM, tenente-coronel José Paulo Betes, o diretor-geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti, o assessor militar, coronel Luiz Valmir Schimiter, e o deputado estadual Reinhold Stephanes Junior.
Histórico – No dia 12 de março de 1857, o presidente da Província do Paraná, Zacarias de Góes e Vasconcelos, assinou a Lei de nº 30 que autorizava o tesouro da Província dispensar verbas para a criação de uma banda de música na capital, que deveria ficar adida à Companhia da Força Policial. No dia 4 de julho do mesmo ano, o Ato 86 criou a Banda de Música da Companhia da Força Policial.
Em 1865, por ocasião da Guerra do Paraguai, o maestro Menezes viajou ao Rio de Janeiro acompanhando uma força destinada ao Paraguai, sendo que oito músicos foram incorporados nas fileiras da Companhia da Força Policial. Destaque para o músico Clarimundo José da Silva, que seguiu para as linhas de combate como soldado corneteiro.
No dia 22 de maio de 1880, o Imperador Dom Pedro II, ao visitar o Paraná, foi recepcionado pela banda de música, onde recebeu referências elogiosas, conforme registrou o jornal Dezenove de Dezembro. Sua primeira apresentação em público foi no dia 7 de setembro de 1861. Cem anos depois, sob a regência do então tenente-coronel Antonello, a banda gravou o seu primeiro LP: “A banda chegou”. Em 1951, em Campinas (SP), foi considerada a melhor banda de música do país. Seu regente atual é o capitão Paulo Khün.
Pessuti é homenageado no jantar de 150 anos da Banda da Polícia Militar
Além do vice-governador, também foram homenageados os ex-regentes da Banda que, atualmente, está sob a batuta do capitão Paulo Khün
Publicação
13/03/2007 - 11:00
13/03/2007 - 11:00
Editoria