Pessuti é homenageado e anuncia obras no aeroporto de Ponta Grossa

Investimento de R$ 300 mil será usado para iluminação e reforma do terminal aéreo, que poderá receber voos noturnos
07/08/2010 - 11:00

O governador Orlando Pessuti anunciou, sexta-feira (6) à noite, em Ponta Grossa, investimentos de R$ 300 mil para o balizamento, iluminação e reforma do Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo ou Sant´Ana, como é mais conhecido. O governador foi homenageado pela Loja Maçônica Alexander Fleming, com o troféu “O Obreiro”.
A reforma do aeroporto é reivindicação não só da Maçonaria, mas também da Associação Comercial e Industrial, Sociedade Rural e lideranças políticas de Ponta Grossa. “Nos próximos meses assinaremos convênio, para restabelecer a iluminação na pista ou seja o balizamento noturno. Com este mecanismo, o aeroporto poderá receber vôos noturnos e, ao mesmo tempo, pleitear voos ligando Ponta Grossa a São Paulo, Foz do Iguaçu e outras cidades”, afirmou Pessuti.
O governador pediu ao coordenador da região dos Campos Gerais, Djalma de Almeida Cesar, para que efetuasse o levantamento para a implantação da macrorregião dos Campos Gerais e Centro-Sul. Os municípios de Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Irati estariam nesta macrorregião. “Poderemos unir esforços. O trabalho está caminhando e espero, nos próximos meses, não só detalhar mais este projeto da macrorregião, como também encaminhar à Assembleia Legislativa proposta de lei instituindo esta macrorregião, que hoje está instituída apenas por um decreto. Queremos que ela seja implantada por lei, para ser perenizada”, afirmou Pessuti.
O prefeito Pedro Wosgrau Filho disse que os recursos para o aeroporto estão sendo liberados em momento oportuno, para que sejam feitas as melhorias. “Assim o nosso aeroporto poderá receber aviões à noite. Isso é muito bom para Ponta Grossa e região”. Em sua opinião, todo investimento em aeroportos e rodovias representa desenvolvimento. “É mais uma ferramenta que temos para atrair empresários que queiram se instalar no município. É preciso que a cidade tenha estrutura adequada para atender a demanda e crescer mais”.
HOMENAGEM – No jantar que reuniu cerca de 500 pessoas, o governador Orlando Pessuti foi homenageado pela Loja Maçônica Alexander Fleming, de Ponta Grossa, com o troféu “O Obreiro”, que é entregue pelo quarto ano consecutivo às pessoas que se destacam na sociedade em favor do próximo.
“Agradeço à Loja Maçonica de Ponta Grossa e a todos aqueles que, na região dos Campos Gerais, integram a maçonaria, por esta homenagem em reconhecimento ao trabalho que já fizemos, não só pela região, mas por todo o Estado do Paraná”, disse o governador, durante a solenidade, em comemoração ao 45.º aniversário de fundação da Loja e ao Dia do Maçom, que se comemora em 20 de agosto.
Para o venerável mestre Carlos Antonio Gonçalves Moreira, líder da loja maçônica, a homenagem que é feita todos os anos para maçons e não maçons que se destacaram na sociedade. “Hoje (sexta-feira) temos um homenageado especial, que é o governador Orlando Pessuti, que tanto tem feito pelo povo do Paraná”, disse.
Estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama Regina Pessuti, o secretário estadual de Turismo, Herculano Lisboa, o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil no Paraná, Dalmo Wilson Louzada, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura, Ivonei Afonso Vieira, o presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e vice-presidente da Fiep, Ardisson Naim Akel, o assessor especial para o grão-mestrado, João Krainski Neto, o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lozza de Moraes, o ex-prefeito Otto Cunha Pereira, entre outras autoridades