Pessuti é homenageado com título de “Biólogo Honorário”

10/12/2010 - 17:00

O Conselho Regional de Biologia do Paraná concedeu o título de “Biólogo Honorário” ao governador Orlando Pessuti, na tarde desta sexta-feira (10), em Curitiba. O governador foi homenageado por ter sido autor da lei de Auditorias Ambientais (2006) e da primeira lei do Brasil de Proteção à Fauna Ameaçada de Extinção (1994). O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, participou da entrega do título.
“Receber este título no dia do encerramento da conferência internacional sobre mudanças climáticas, organizada pela ONU, é muito gratificante. Fico ainda mais honrado ao dividir o mesmo título com o Gerdt, por ser uma pessoa brilhante que tanto contribuiu para a nossa biologia e ainda contribui ativamente”, agradeceu Pessuti.
O mesmo título também foi dedicado ao botânico e químico Gerdt Hatschbach. Gerdt chega aos 78 anos como o responsável por ter apresentado à ciência 500 novas espécies. Ele atua na botânica desde 1936 e foi um dos fundadores do Museu Botânico Municipal, que fica no Jardim Botânico, em Curitiba. Das 375 mil plantas coletadas no Museu, Gerdt foi o responsável pela coleta e identificação de 81 mil espécies.
O governador citou outro projeto de sua autoria na área ambiental. Trata-se da lei que obriga a colocação de um símbolo nos rótulos dos recicláveis para orientar a correta destinação das embalagens. Ele citou projetos que considera prioritários para a conservação do meio ambiente no Paraná.
“Devemos prosseguir com o programa de proteção da mata ciliar e da implantação das reservas legais”, exemplificou Pessuti. Quanto ao uso de agrotóxicos no Estado, ele acredita que a solução seja investir mais em ciência e tecnologia nas universidades.
“Devemos ensinar nossos alunos a serem professores dos nossos agricultores para a produção orgânica, livre de venenos agrícolas. Criar uma consciência de consumo em meio à sociedade para que os produtos sem agrotóxicos sejam os preferidos por todos, gerando maior demanda, aumento da produção e barateamento dos preços”, disse Pessuti.
O presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná, Rogério Duílio Genari, falou que a escolha da instituição para que Pessuti recebesse a homenagem se deve ao trabalho que ele dedicou à preservação dos recursos naturais.
“Hoje nosso secretário estadual de meio ambiente é biólogo, o que faz com que tenhamos mais orgulho da nossa profissão. Nossa maior bandeira é o desenvolvimento sustentável. Temos que fazer usinas hidrelétricas e estradas, mas respeitando o meio ambiente”, disse Genari.