Pessuti destaca ciclo de desenvolvimento da região de Curitiba, litoral e sudeste do Paraná

01/07/2010 - 12:00

O Programa de Descentralização do Governo do Paraná chegou nesta quinta-feira (1.º) a 36 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Sudeste e Litoral do Estado. Ao instalar, em São José dos Pinhais – que recebe a sexta etapa do programa -a sede administrativa do Poder Executivo, o governador Orlando Pessuti fez breve balanço das obras e ações realizadas nas regiões. “Desde 2003, são 1422 obras e R$ 477 milhões investidos em Curitiba, Região Metropolitana e litoral”, disse.
Pessuti citou investimentos históricos nesse período e ressaltou que, com as intervenções urbanas em curso para a Copa do Mundo de 2014, a Grande Curitiba se prepara para significativas transformações nos próximos anos. “Todas essas ações farão desta região uma região mais bem desenvolvida e estruturada”, assinalou.
O governador destacou, especialmente, obras nas redes de transporte e trânsito das cidades da região metropolitana da Curitiba. São aberturas de vias ou remodelações que vão tornar mais ágeis os deslocamentos entre municípios como São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária, Contenda e Quitandinha e, desses, com a capital, frisou Pessuti.
“São obras que vão repercutir em toda a região metropolitana e que estabelecerão novos eixos de trânsito e circulação. Quando voltarmos daqui a quatro anos para São José dos Pinhais encontraremos uma nova mobilidade urbana, com uma melhor acessibilidade para Curitiba e outros municípios”, disse o governador.
A ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a duplicação da BR-116 entre Curitiba e Mandirituba, obras sob gestão do governo federal, são outros dois investimentos importantes para contribuir com o cenário de mudanças, observou Pessuti. “A duplicação Curitiba-Fazenda Rio Grande-Mandirituba está incluída no PAC-2 [segunda edição do Programa de Aceleração de Crescimento]”, observou.
DEMAIS AÇÕES - Além das obras que estão por serem consolidadas, o governador enumerou as ações iniciadas a partir de 2003 - concluídas ou em fase de conclusão - que também transformaram a realidade dos moradores da região metropolitana de Curitiba (incluindo Vale do Ribeira), Sudeste e Litoral. Uma população que chega 3,5 milhões de pessoas, ou em torno de um terço do total de habitantes do Paraná.
Pessuti frisou que essas três regiões concentraram a maior parte dos investimentos do Governo do Paraná em redes de energia, água e saneamento. Também assinalou a histórica ampliação da rede de saúde pública, com as construções dos hospitais de Paranaguá, Guaraqueçaba, o infantil de Campo Largo e o de reabilitação, de Curitiba, e ainda o asfaltamento da rodovia entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul.
“São ações em favor da geração de empregos, do desenvolvimento urbano, da saúde, do desporto e lazer. São obras de estruturação de nossas cidades, as quais são de nos orgulharmos”, afirmou o governador.
Almoço - O governador Pessuti participou, logo após as solenidades, de um almoço com prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas locais na Paróquia São Cristóvão, em São José dos Pinhais. Ele aproveitou o clima de descontração e aproveitou a presença de uma dupla sertaneja para dar uma canja e cantar um pouco. “Este é um governo feito com alegria”, afirmou.

BOX – Exitosa, descentralização será levada a municípios menores

Depois de percorrer seis municípios polos de macrorregiões do Paraná, a descentralização do Governo do Estado será levada às microrregiões. O anúncio foi feito pelo governador Orlando Pessuti, durante a etapa do programa realizada nesta quinta-feira (1º) em São José dos Pinhais.
A descentralização foi exitosa, conforme avaliou o coordenador do programa, Galdino Alves Júnior. Segundo ele, 98% dos municípios paranaenses participaram das seis etapas (Ponta Grossa, Maringá, Guarapuava, Londrina, Cascavel e, agora, São José dos Pinhais).
Ao todo, os órgãos estaduais realizaram 1.200 audiências. “Foram audiências do governador com os prefeitos e dos secretários de Estado com secretários municípios e outras lideranças locais”, informou o coordenador.