Pessuti cria em Guarapuava 7º Subgrupamento de Bombeiros

Criação do Subgrupamento é resultado da nova lei da organização básica da Polícia Militar e permitirá melhores condições para o atendimento da população
12/11/2010 - 09:50

O governador Orlando Pessuti assinou na noite desta quinta-feira (11) o decreto de criação do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava, que passa a ter maior autonomia administrativa, pois estará vinculado diretamente ao Comando Geral dos Bombeiros, em Curitiba. Ao todo, serão criados 65 cargos de bombeiro militar para compor o quadro de pessoal da unidade, que atenderá 21 municípios da região de Guarapuava.
“Ao criarmos este subgrupamento independente estamos melhorando não só em termos de efetivo ou de estrutura, veículos e equipamentos, mas de uma maneira geral todo o setor de segurança pública. Quando se investe no Corpo de Bombeiros, na Policia Rodoviária Estadual ou na Policia Ambiental, estamos investindo para melhorar a segurança pública. É isto que estamos fazendo em todo o estado”, afirmou Pessuti.
Acompanhado dos secretários Ney Caldas (Casa Civil) e Aramis Linhares Serpa (Segurança) e do deputado estadual Artagão de Matos Leão, o governador disse que tem feito todo esforço para melhorar a estrutura da Policia Militar. “E esta melhora está vindo através deste aperfeiçoamento e desenvolvimento do Corpo de Bombeiros. Hoje, ainda, instalamos a 4ª Companhia do 16º Batalhão da PM em Prudentópolis. Anteriormente, havíamos criado uma companhia independente em Irati, bem como o Comando Regional dos Campos Gerais e da Região Centro-Sul, em Ponta Grossa”.
O governador fez questão de ressaltar que a reestruturação da Policia Militar passa necessariamente pelo aumento do atual efetivo policial. “Policiais recém formados são enviados para trabalhar junto a população. Nesta semana, os secretários Ney Caldas e Aramis Serpa sugeriram a contratação de 30 novos bombeiros para atuarem no Aeroporto de Maringá. Em sete meses de governo efetuamos a contratação de 2 mil policiais militares, além de 516 policiais civis, 16 delegados e 500 escrivões e servidores”.
BUROCRACIA - Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi, a criação do Subgrupamento Independente de Guarapuava representa o fim da burocracia e “agiliza, transformando o trabalho dos bombeiros mais eficaz. O efetivo que atualmente é de 60 soldados passa a ser de 132, um aumento de mais de 100% no efetivo. Isto repercute na ponta, ou seja, no trabalho de atendimento a população, que é o que mais interessa para os bombeiros e o governo do estado”.
O comandante do novo Subgrupamento, capitão Arlisson Sanches, disse que a unidade tem viaturas e equipamentos suficientes para atender os 21 municípios da região. “A previsão é ampliar a quantidade de material e de pessoal. Hoje, trabalhamos com a marca de 5 minutos para atendimento dentro do município de Guarapuava. Com o aumento do efetivo e viaturas, chegaremos mais rápido aos bairros e aos municípios vizinhos”.
Já o comandante-geral da Policia Militar, coronel Rodrigo Larsen Carstens, disse que por muito tempo a corporação ficou estacionada, numa sociedade dinâmica e que faz crescer as demandas a todo instante. “Era necessária esta reestruturação da corporação. Pela ação do governador Orlando Pessuti, com o aval da Assembléia Legislativa, tivemos uma reestruturação importante e que repercutirá na melhoria na qualidade dos serviços prestados”.
A solenidade teve a presença do prefeito Fernando Ribas Carli, do tenente-coronel Zan Lucas, comandante do 2º GB de Ponta Grossa, além de vereadores, secretários municipais, militares e populares.
NOVA LEI - A criação do Subgrupamento é resultado da aprovação recente da nova lei da organização básica da Polícia Militar e permitirá melhores condições para o atendimento da população, porque representa mais efetivo, viaturas e equipamentos. Um SGBI é comandado por oficial superior, no caso um major. O decreto faz parte de uma série de assinaturas desencadeadas a partir da aprovação das novas leis de Organização Básica (nº 15.575) e Fixação de Efetivo (nº 15.576), sancionadas em 28 de setembro deste ano.
O Subgrupamento de Guarapuava atenderá os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Mato Rico, Nova Laranjeira, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond.