Pessuti cria 8º Subgrupamento de Bombeiros em Umuarama

Agora, todas as questões relativas a unidade de Umuarama passam a ser tratadas diretamente com o Comando Geral, em Curitiba
Publicação
14/11/2010 - 10:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti assinou neste sábado (13) o decreto de criação do 8º Subgrupamento Independente de Bombeiros (SGBI), em Umuarama, região Noroeste do Paraná. Na cidade, existia o 3º Subgrupamento de Bombeiros (SGB), que atendia a 66 municípios, e estava ligado ao 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá. Agora, o 8º SGBI de Umuarama tornou-se independente de Maringá e passa a atender somente a 33 municípios, sendo 21 pela sede de Umuarama e 12 pela de Cianorte.
Trabalhavam no 3º SGB de Umuarama 49 bombeiros militares; a partir da assinatura do decreto o efetivo previsto passou para 127 integrantes. A ação faz parte da reestruturação orgânica da Polícia Militar, que está sendo feita em todo o estado, em decorrência da assinatura das novas Leis de Organização Básica (LOB) de nº 16.575 e Fixação de Efetivo da PM de nº 16.576, em setembro deste ano.
“A criação desta unidade é um avanço significativo, pois teremos aqui um órgão independente, que terá mais estrutura, mais bombeiros militares e melhores condições de trabalho; também estamos realizando outras ações para fortalecer a região”, afirma o governador. “Sem falar que toda vez que investimos na Segurança Pública estamos atendendo os anseios da população, que tem sido muito beneficiada pela Polícia Militar, Bombeiros e Bombeiro Comunitário, que está implantado em diversos municípios”, completa.
Para ele, as reestruturações da Polícia Militar é uma evolução histórica e que ficará registrada. “Conseguimos a aprovação da Assembléia para medidas importantes para a corporação, ou seja, fizemos com que a Polícia Militar fosse mais descentralizada. Para esta região, por exemplo, além destas assinaturas trouxemos um Comando Regional que cuidará dos batalhões da região os quais anteriormente dependiam inteiramente de Curitiba”, explica.
Participaram da assinatura, juntamente com Pessuti, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa; o secretário-chefe da Casa Civil, Ney Caldas; o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi; o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá, tenente-coronel Antônio Luiz Ferreira; o prefeito de Umuarama, Moacir Silva; os deputados Fernando Scanavaca e Osmar Serraglio; o comandante da unidade de Bombeiros de Umuarama, capitão Carlos Alberto de Oliveira, além de outras autoridades civis e militares e representantes da comunidade.
INVESTIMENTO RECORDE - De acordo com o secretário Serpa há décadas não era realizado um investimento tão grande em Segurança Pública como o que está sendo feito agora. “Esta é uma área que demanda investimentos sempre e algumas coisas haviam ficado no tempo”, ressalta. Com a elevação da unidade de Subgrupamento para Subgrupamento Independente o comandado, que antes era de um capitão, passa a ser feito por um major.
Para o comandante-geral da PM, a assinatura do decreto muda “a qualidade dos serviços prestados à comunidade da região noroeste e a perspectiva de uma unidade criada há aproximadamente 25 anos, que sofre uma alteração profunda, na qual aumenta-se, na previsão, o efetivo, além de modificar a forma da gestão e torná-la independe de Maringá”. “Acreditamos que a descentralização do bombeiro, sua expansão será um marco para esta região, e tudo isso está sendo para a comunidade”, completa.
Para o comandante do então 3º Subgrupamento de Bombeiros de Umuarama, capitão Carlos Alberto de Oliveira, a mudança não será apenas física, mas principalmente administrativa. “Éramos ligados ao Grupamento de Maringá e, por isso, todo o serviço burocrático era enviado para lá, antes de seguir para o Comando Geral. Agora, será diferente. Será encaminhado diretamente ao Comando Geral, assim como alguns Termos de Ajustamento de Conduta, que seguiam o mesmo trâmite, serão realizados aqui”, descreve.
O 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá atendia a 81 municípios, mas devido a descentralização teve sua área de atuação restrita como explica o comandante da unidade, tenente-coronel Antônio Luiz Ferreira. “O governador deu independência a três unidades: a de Maringá, que agora atende a 24 municípios, a de Paranavaí que passa a atender 32 e a Campo Mourão que atende a 25 cidades. Agora com a independência de Umuarama todas essas regiões ficam mais tranquilas, pois diminui o número de municípios atendidos por cada uma delas”, destaca.
ÁREA DE ATUAÇÃO - Os municípios que serão atendidos pelo 8º Subgrupamento Independente de Bombeiros são: Umuarama, Altonia, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cianorte, cidade gaúcha, Cruzeiro do oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Guaporema, icaraíma, Indianópolis, Iporã, Ivaté, Jupurá, Jussara, Maria helena, mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, Rondon, São Jorge do patrocínio, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, tapira, Terra Boa, Tuneiras do Oeste e Xambrê.

GALERIA DE IMAGENS