Pessuti autoriza negociação de créditos de ICMS de empresas do setor de curtume

Medida trará reforço ao capital de giro das empresas, proporcionando mais competitividade ao produto paranaense
Publicação
28/07/2010 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti assinou nesta quarta-feira (28) decreto que permite aos empresários do setor de curtume negociar créditos do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS).
Pelo decreto, poderão ser comercializados créditos oriundos da exportação acumulados nas empresas até o dia 31 de maio de 2010. As empresas que adquirirem tais créditos poderão utilizá-los em três parcelas.
O presidente do Sicpar, sindicato que representa a categoria patronal, Edson Vanzella de Souza, explicou que, com a falta de oferta de couro no estado, o setor se viu obrigado a importar matéria prima de outros estados, operação sobre a qual incide ICMS.
“Quando exportamos o couro, esse crédito permanece na empresa, e temos que fazer com que ele volte ao capital de giro”, afirmou Vanzella.
Assim, o Sicpar pediu ao governador que fosse flexibilizada a legislação, para que os produtores pudessem comercializar os créditos com outras empresas. A reivindicação foi atendida por Pessuti.
“Agora, passamos a permitir que as empresas do ramo possam negociar seus créditos com outras empresas que tenham dívidas com o estado”, explicou o governador.
Pessuti lembrou que o Governo do Paraná tomou medidas para garantir a competitividade de outros segmentos da economia, como perfumaria e cosméticos, vestuário, informática e agricultura e pecuária.
O diretor-geral da Receita Estadual do Paraná, Cleto Tamanini, disse que a medida trará reforço ao capital de giro das empresas, proporcionando mais competitividade ao produto paranaense.

GALERIA DE IMAGENS