Pessuti assina ordem de serviço para a construção de trincheira em Toledo

29/05/2010 - 15:40

O governador Orlando Pessuti e o secretário dos Transportes, Mario Stamm Filho, assinaram neste sábado (29), em Toledo, ordem de serviço para a construção de uma trincheira na BR-467, Oeste do Estado. Com investimentos de R$ 2,5 milhões, a nova estrutura será erguida no cruzamento da rodovia com a Avenida Maripá. A obra vai complementar a duplicação dos 45 quilômetros da BR-467, entre Cascavel e Toledo, onde foram investidos cerca de R$ 80 milhões.
“O término da duplicação da rodovia permitiu uma ligação mais segura ao Oeste do Paraná. Duplicamos a rodovia Cascavel – Toledo sem colocar um posto de pedágio. Temos um compromisso com a região. Os investimentos em trincheiras, viadutos, contornos chegam a R$100 milhões. Queremos a mobilidade urbana e rodoviária da região fosse a melhor. Esta trincheira que iremos construir finaliza este conjunto espetacular de obras. Tudo isso sem um centavo de pedágio”, afirmou o governador.
O Governo do Estado será responsável pela estrutura de concreto e ao município cabe executar os acessos, para ligar a trincheira às vias, que estão orçados em R$ 1,4 milhão. O diretor-geral do DER, Milton Podlack explicou que a obra garantirá um acesso mais rápido e eficiente a cidade. “Desde a duplicação da BR-476 a população esperava por esta trincheira, que garantirá um fluxo melhor de carros e caminhões”, afirmou Podlack.
Duplicação – Entre 2004 e 2007, o governo do Estado investiu em torno de R$ 80 milhões na duplicação da BR-467, nos 45 quilômetros que distanciam Cascavel e Toledo. Mesmo a rodovia sendo federal, o Estado assumiu a responsabilidade de executar a obra para diminuir os custos do transporte, aumentar a segurança nas viagens e estabelecer um corredor de desenvolvimento e integração na região.
“A trincheira é uma solicitação antiga de nossa comunidade. Ela foi possível graças à parceria entre o governo do Paraná e o governo municipal. Este trabalho integrado nos rendeu bons resultados, como a construção da Clínica de Saúde da Mulher e da Criança, obras de saneamento, que beneficiam quase 100% da população, novas escolas. São grandes as nossas conquistas, afirmou o prefeito em exercício de Toledo, Lucio de Marqui. Junto com a nova pista, também foram construídos oito viadutos, seis em Cascavel e dois em Toledo, que eliminaram o conflito entre os tráfegos urbano e rodoviário e o isolamento que a BR-467 causava em alguns bairros de Cascavel.
Após o evento, Pessuti reuniu-se com jornalistas da região Oeste, em um almoço em Cascavel. “Esperamos que por meio da boa relação com a imprensa possamos trabalhar em prol do Paraná, receber críticas e sugestões. Recebo com alegria esta manifestação de alegria e amizade”, afirmou Pessuti.