Pessuti anuncia contratação de 320 novos policiais para as regiões Oeste e Sudoeste

O reforço do efetivo foi tema de audiência pública promovida nesta quinta-feira (17) em Cascavel
17/06/2010 - 19:10
O governador Orlando Pessuti anunciou nesta quinta-feira (17) a contratação de 320 novos policiais militares para as regiões Oeste e Sudoeste. O reforço do efetivo foi tema de audiência pública promovida nesta quinta-feira (17) pela Secretaria da Segurança Pública em Cascavel. O encontro reuniu representantes da sociedade civil organizada e órgãos públicos municipais e estaduais.
“Vamos contratar um total de 2,6 mil homens para as polícias militar e civil e o Corpo de Bombeiros. Teremos 180 novos policiais militares para o Sudoeste e outros 140 para o Oeste. Vamos atuar no sentido de trazer mais policiamento, e consequentemente, mais segurança”, disse Pessuti.
O governador explicou que serão criados comandos da Polícia Militar em todas as regiões. “Cascavel terá o 4.º Comando Regional da Polícia Militar. Isso deve garantir mais agilidade nos atendimentos a ocorrências. Vamos distribuir melhor a atuação de nossos policiais. Teremos assim, um policiamento mais forte e eficaz”, falou.
O secretário de estado da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, lembrou que a atuação da Polícia Militar tem foco na prevenção dos crimes. “A essência da segurança é a prevenção. Quando não é possível prevenir, é nossa obrigação repreender e deixar claro que o crime não compensa”, frisou.
“Registramos na tarde de hoje as preocupações das lideranças públicas e civis. A nossa intenção hoje é ouvir e estabelecer metas para superar os problemas ainda existentes. Queremos estabelecer um trabalho integrado com a população”, afirmou Serpa.
“Tivemos uma reunião com expressiva participação de representantes de entidades, autoridades, clubes de serviços e igrejas, na qual firmaram-se compromissos e discutiram-se possíveis soluções para as reivindicações. Além disso, o governador anunciou varias ações de melhoria para a segurança pública das regiões Oeste e Sudoeste, criando um cenário que deverá fortalecer as instituições”, disse comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.
O presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Junior, afirmou que o principal problema enfrentado na região é o tráfico de drogas. “Tivemos melhorias muito significativas na Segurança, mas ainda existem alguns problemas. O governador dá um grande passo ao vir até a nossa região e discutir estratégias de superação deste problema”, afirmou.
Weiller entregou uma placa a Pessuti e ao secretário Serpa em agradecimento as ações de segurança promovidas pelo Governo do Paraná. “Os pequenos municípios têm ganhado muito com a interiorização do executivo”, disse.
“A interiorização é um momento em que uma região inteira pode resolver seus problemas. É uma ação de valorização das pequenas cidades. Tudo aquilo que pudermos fazer em prol do desenvolvimento desta região será realizado”, falou o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Caito Quintana.