Pessuti anuncia construção de viaduto para transposição da PR 445 em Londrina

A obra vai ligar os conjuntos habitacionais Jamile Dequeche e União da Vitória, na zona sul da cidade
11/09/2010 - 13:40

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti divulgou neste sábado (11), em Londrina, o processo licitatório para obras de transposição da PR 445 que vão ligar os conjuntos habitacionais Jamile Dequeche e União da Vitória, na zona sul da cidade. O investimento será de R$ 2,3 milhões para construção de viaduto e trincheira. “Esta obra é reivindicada há tempo por autoridades locais e também pela população que reside na região”, afirmou o governador.
Maria da Paz Santos, 55 anos, líder comunitária no bairro União da Vitória, disse que a obra significa vida, porque muitas pessoas morreram tentando atravessar a rodovia. “É mais segurança para a população”, destacou. Já para o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, a execução deste projeto é “a realização de um sonho”.
Pessuti fez questão de destacar que outros investimentos na área de educação, saúde e infra-estrutura foram feitos pelo atual governo em Londrina. “No orçamento estadual de 2011 foram reservados cerca de R$ 27 milhões para ampliação e reforma do aeroporto da cidade”. Barbosa Neto afirmou que o atual governo está corrigindo distorções do anterior e o recurso destinado ao aeroporto da cidade vai colocá-lo entre os mais modernos do Brasil.
O prefeito citou ainda que o governo estadual liberou R$ 136 mil para que o inicio das obras de ampliação da Unidade de Saúde Mister Thomas, e agradeceu a sensibilidade do governado Orlando Pessuti ao trabalhar para viabilizar obras que atingem diretamente a população.
UTFPR - Orlando Pessuti visitou a via de acesso ao campus da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). O trecho foi pavimentado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e significa um investimento de R$ 1,7 milhões. O governador afirmou que a obra é uma parceria entre o governo estadual, municipal e federal porque a UTFPR é uma das instituições mais valorosas do país.
A via tem 1,1 quilômetro de extensão e representa a primeira etapa de um projeto ambicioso que liga Londrina a Ivaiporã. A Secretaria de Transporte está elaborando um projeto para viabilizar a obra. A estimativa do secretário Mário Stamm é de que dentro de 60 dias, o governador receba os documentos referentes a licitação. “Queremos que a região seja estruturada”, afirmou o governador.
O prefeito avaliou a obra como essencial para o desenvolvimento da região leste da cidade. Ele ressaltou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O governo estadual contratou 900 funcionários, que vão começar a trabalhar ainda neste mês nos Hospitais da Zona Sul e da Zona Norte da cidade. De acordo com Orlando Pessuti, o novo quadro de funcionários vai duplicar a capacidade de atendimento.
O governador fez menção ao projeto de lei enviado a Assembléia Legislativa do Paraná que contém 26 propostas para a Polícia Militar, entre elas, a criação do Comando Regional Norte. Pessuti afirmou que a medida vai trazer eficiência para administração da segurança pública na região. A Assembléia deve votar o projeto na próxima semana e, se aprovado, ele deve sancionar a lei logo em seguida.