Pessuti abre mostra itinerante sobre a história paranaense em Marialva

Exposição Paraná – Caminhos da História e da Arte – é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura em parceira com a Junta Comercial do Paraná
Publicação
07/05/2010 - 10:32
Editoria
O governador Orlando Pessuti abriu nesta quinta-feira (6), em Marialva, a exposição Paraná – Caminhos da História e da Arte, projeto da Secretaria de Estado da Cultura em parceira com a Junta Comercial do Paraná. No início da cerimônia, o grupo local de violeiros Raíz Sertaneja apresentou quatro composições musicais. “Isso é descentralização de Governo e uma forma de as pessoas que não podem ir a Curitiba conheçam o acervo cultural do estado”, diz.
A diretora da Secretaria de Cultura de Marialva, Sonia Hamamoto Shigueoka, disse que o projeto itinerante começou em 2005 e está na sua 20a edição. “Foi feito um estudo para que a gente pudesse trazer essa feira. Foram reunidas obras de cinco museus, não apenas da parte histórica, mas também das artes plásticas”.
A diretora do museu Alfredo Andersen e coordenadora da mostra, Roseli Bassler, disse que a exposição foi organizada a partir dos objetos arqueológicos da pré-história, referentes aos indígenas, e passem pelos diversos períodos históricos do estado. “Nas artes plásticas, iniciamos com o Alfredo Andersen e vamos caminhando aos artistas contemporâneos. Ao escolher as obras, optamos por artistas que nasceram em cidades do interior do Paraná”, afirmou. Entre os 18 artistas, estão nomes como o de Potty Lazzarotto e Miguel Bakun.
“A ideia é positiva porque dá oportunidade para os paranaenses visualizarem as obras de arte que compõem o acervo cultural do estado”, disse o presidente da Junta Comercial do Paraná, Julio Maito Filho.
Serviço: a mostra pode ser conferida no hall de entrada da prefeitura de Marialva (Rua Santa Efigênia, 680), no horário comercial (segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas). Também estão oferecidos horários alternativos para visitação nos fins de semana.