Pessuti abre almoço do Carneiro no Buraco, que reúne 11 mil pessoas em Campo Mourão

04/07/2010 - 16:30

O governador Orlando Pessuti realizou, neste domingo (4), a abertura do primeiro tacho da 20ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão. A cerimônia de retirada do recipiente marca o auge da comemoração, em que 5,5 mil kg de carneiro são preparados, servindo, nesta edição, 11 mil pessoas.
No sábado (3), à meia-noite, o governador seguiu o tradicional ritual de Campo Mourão e acendeu o primeiro fogo para preparação do prato típico. “Das 20 edições, participei com certeza de mais de 15. A festa deixou apenas de ser gastronômica, incorporou manifestações culturais e tem inclusive a exposição em que são vendidos um dos melhores gados ‘nelore’ do país, geneticamente falando”, disse Pessuti.
O Governo do Paraná levou para a Festa do Carneiro no Buraco deste ano a feira de serviços gratuitos Paraná em Ação e a Feira de Sabores, vendendo produtos da agricultura familiar. Segundo a prefeitura de Campo Mourão, comparecem cerca de 160 mil pessoas. O prefeito Nelson Tureck conta que, antes do governo estadual investir no local, a infraestrutura não era capaz de atender aos freqüentadores.
“Antes de 2005 isso tudo estava abandonado. Foi através da ação do governo estadual que foi realizado o asfaltamento da área e a reforma das estruturas. De lá para cá crescemos ano a ano e somos referencia nacional em gastronomia”, disse Tureck. A festa foi organizada em parceira da prefeitura com o sindicato rural e empresas, e teve apresentações musicais, rodeio, danças folclóricas durante cinco dias. O último dia do evento é este domingo (04).
EXPOSIÇÃO - A Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Mourão realizou leilões de gado nelore de exemplares que são considerados entre os melhores do país. O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nelson Teodoro Oliveira, destacou a segurança do evento, garantida pela Polícia Militar.
“Temos aqui animais com grande preço e não tínhamos nos planejado para fazer um esquema de segurança. Agradeço à polícia montada e ao governador Pessuti, que nos providenciou isso em apenas um dia”, afirmou.