Pessuti abre Congresso Internacional sobre Altas Habilidades e Superdotação

Paraná já tem mais de 200 salas especiais para ensino de alunos com capacidade intelectual acima da média
13/09/2010 - 13:00

O governador Orlando Pessuti participou na manhã desta segunda-feira (13), no Centro de Convenções de Curitiba, da abertura do I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades e Superdotação. Durante três dias, educadores vão discutir o com o objetivo de garantir inclusão mais efetiva e específica desses estudantes, nas ações políticas e educacionais. Participam palestrantes de vários estados e do Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Costa Rica.
“O Governo do Paraná tem compromisso com o aprendizado e conhecimento dessas crianças com habilidades especiais e superdotadas” disse Pessuti. Para o governador, só compreendendo as necessidades desses alunos, será propocionada educação completa. “No Paraná, constitucionalizamos o índice de 30% do orçamento do Estado para a área da Educação. Isso é compromisso” disse.
Para a secretária de Estado de Educação Yvelise Arco-Verde, o evento vai melhorar a qualidade do ensino para esse público. “Em 2004, implantamos a primeira sala de recursos no Instituto de Educação. Hoje já são 22 salas e 250 alunos com altas habilidades em Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Largo e Fazenda Rio Grande”, disse a secretária.
As salas de recursos aproveitam o potencial da criança, identificada com habilidades especiais, dentro da sala de aula normal. “Nosso grande desafio é a formação dos professores e, por isso, na quinta e sexta-feira vamos reuni-los para pensarmos na aplicação do que foi apresentado e discutido no congresso”, explicou Yvelise.
O Congresso é promovido pelo Conselho Brasileiro para Superdotação, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba. Após três edições nacionais o evento se internacionalizou e trouxe a Curitiba o franco-canadense Françoys Gagné e a vídeoconferência do norte-americano Joseph Renzulli, atualmente as duas maiores autoridades no assunto.
Participaram também da abertura, a presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação, Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, a secretária estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde, a secretária municipal de Educação, Eleonora Fruet, a pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amélia Sabbag Zainko, a gerente de Ensino e Pesquisa da UTFPR, Denise Rauta Buiar, a coordenadora de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação da UFPR, Laura Ceretta Moreira, e a educadora Bárbara del Preto, da Secretaria Especial do MEC.