A secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp) formou na terça-feira (27) as duas primeiras turmas do curso de Orientação Profissional para Pessoas com Deficiência. O curso foi em parceria com a Adaptare Consultoria e formou 12 pessoas nesta primeira etapa.
A coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da Setp, Angela Carstens, disse que o curso tem o intuito de garantir a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, uma vez que muitas empresas enfrentam dificuldades para contratar um profissional qualificado. “Para auxiliar no processo de contratação, o curso oferece orientação teórica e prática para capacitação das pessoas com deficiência”, afirmou.
Neste primeiro módulo, os alunos tiveram aulas de noções básicas de informática, autocuidado, ética e responsabilidade, e segurança do trabalho totalizando uma carga horária de 20 horas.
As disciplinas usaram recursos audiovisuais, quando necessário, e as aulas de informática foram em laboratório de informática, com adaptação para as necessidades de cada aluno.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, destacou a participação de professores e alunos. “É nobre essa preocupação com estas pessoas que possuem potencial, mas muitas vezes são esquecidos pelo mercado de trabalho. Desejo sucesso profissional para todos”, disse o secretário.
A coordenadora disse que alguns dos recém-formados conseguiram emprego e que serão abertas novas turmas assim que outros participantes manifestarem interesse. Podem participar do curso pessoas com deficiência que tenham o primeiro grau completo e queiram ingressar no mercado de trabalho.