Começou nesta segunda-feira (08) na Agência do Trabalhador de Curitiba o curso de qualificação em programação da computação para pessoas com deficiência. A novidade é que os qualificados já estão contratados pelo Banco HSBC para desempenhar a função. O treinamento é uma parceria entre Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Instituto Aprender e Trabalhar e Banco HSBC.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, esta é uma oportunidade única, que deve ser valorizada por cada um dos escolhidos. “Não percam esta chance. Não deixem esta oportunidade passar. Se vocês estão aqui é porque têm condições de aprender. Este curso vai abrir as portas para o mercado de trabalho formal e quem se dedicar certamente terá destaque”, afirmou.
O especialista de Recursos Humanos do HSBC, Luiz Carlos Moura, frisou que o objetivo do curso é dar espaço às pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Estamos dando as oportunidades de contratação e qualificação a todos. Daqui pra frente, depende de cada um valorizar essa oportunidade e manter essa posição”, explicou.
Segundo a coordenadora de Intermediação de Mão-de-Obra, Angela Carstens, além da contratação de todos os participantes antes da qualificação este curso tem outro diferencial. “Os cursos anteriores eram voltados para a orientação do candidado a uma vaga de emprego. Eles aprendiam como se portar, se vestir. Agora eles sairão daqui preparados e qualificados para o mercado, que está cada vez mais competitivo”, disse.
De acordo com o diretor de Marketing do Instituto Aprender e Trabalhar, Enilson Moraes, é fundamental aplicar um curso onde as pessoas realmente saiam com o conhecimento necessário para se atuar em determinada área dentro de uma empresa. “Vemos empresas querendo contratar pessoas com deficiência, mas que não encontram profissionais qualificados”, lembrou.
Para o coordenador do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência no Paraná (PPD), José Simão Stczaukoski, o curso deve atender tanto às necessidades da empresa quanto dos trabalhadores com deficiência. “Esperamos manter estas parcerias e firmar outras para continuar com esta ação de qualificação e inserção no mercado de trabalho”, destacou.
Participam da qualificação 40 pessoas escolhidas através de um processo de seleção. A qualificação é ministrada por técnicos do Instituto Aprender e Trabalhar e terá a duração de três meses.
Pessoas com deficiência são qualificadas para atuar na programação de computador
A novidade é que os qualificados já estão contratados pelo Banco HSBC para desempenhar a função. O treinamento é uma parceria entre Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Instituto Aprender e Trabalhar e Banco HSBC
Publicação
08/06/2009 - 16:10
08/06/2009 - 16:10
Editoria