Será realizada nesta segunda-feira (24), às 19 horas, no Hotel Paraná Suíte, em Curitiba, a cerimônia de entrega do 17 º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Governo do Estado. Às 20 horas, no mesmo local, será aberta a reunião de trabalho preparatória para a Conferência Estadual de C,T&I, marcada para 2004.
Os professores Adelar Bracht (UEM) e Roberto Fendrich (PUC-PR e UFPR), vencedores do prêmio, receberão, cada um, o equivalente a quatro mil dólares, destinados a custear participação em evento científico internacional de sua escolha, além de um diploma. A cerimônia será presidida pelo secretário, Aldair Tarcísio Rizzi, que também abre a reunião que vai discutir a política de ciência e tecnologia para o Estado do Paraná para os próximos anos.
Bioquímica - Adelar Bracht é biólogo de formação, mas como muitos estudiosos de sua geração ficou fascinado pelas inúmeras possibilidades oferecidas pela Bioquímica, principalmente, as relacionadas ao funcionamento da célula e dos organismos. Por isto, sua graduação foi logo complementada por estudos de pós-graduação na área. As técnicas de estudo do metabolismo celular assimiladas na Universidade de Munique durante o seu doutorado foram gradativamente implantadas e aprimoradas na Universidade de Maringá.
Desde 1980 vários estudos sobre fisiologia celular, particularmente à fisiologia das células hepáticas, foram realizados na UEM sob sua coordenação. Esses estudos dizem respeito à ação de drogas e hormônios tanto em células de organismos saudáveis como em células de organismos doentes, com ênfase na artrite reumatóide e no câncer. Os resultados foram publicados em mais de 110 trabalhos em todo o mundo e a experiência adquirida em laboratório compartilhada nacionalmente em um livro didático.
“Nada foi feito sozinho”, comenta o professor Bracht, que lidera uma equipe com no máximo 30 pessoas, entre colaboradores docentes e alunos de graduação e pós-graduação da UEM. “A formação de pessoal altamente qualificado pode ser considerada como um dos subprodutos mais valiosos na atividade de pesquisa”, acrescenta o cientista paranaense.
Engenharia - O engenheiro civil Roberto Fendrich, que conquistou o 17º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia na área de Engenharias é professor titular do Curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR e professor adjunto do Departamento de Hidráulica e Saneamento do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná.
Mestre em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo - EESC / USP e Doutor em Geologia Ambiental pela UFPR o cientista destaca-se pelas inúmeras pesquisas desenvolvidas nas áreas de Hidrologia, Hidráulica, Recursos Hídricos, Recursos Naturais, Drenagem e Controle da Erosão Urbana e na área de Ensaios Técnológicos nos Sistemas Construtivos de Habitações Unifamiliares.
Seus trabalhos mais recentes são os 16 relatórios técnicos sobre chuvas intensas no Paraná (entre 1986 e 2003) e “Estruturas de Armazenamento e Utilização das Águas Pluviais da Drenagem Urbana e a Regionalização de Equações de Chuvas Intensas: Mapas Isopluviais para o Estado do Paraná”.
No desenvolvimento científico e tecnológico destaca-se a tese de doutorado em Geologia Ambiental "Coleta, Armazenamento, Utilização e Infiltração das Águas Pluviais na Drenagem Urbana", defendida na UFPR, em Junho de 2002.
É autor, entre outros, dos títulos "Chuvas Intensas para Obras de Drenagem no Estado do Paraná", "Manual de Utilização das Águas Pluviais (100 Maneiras Práticas)" e "Diagnóstico dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica Urbana do Rio Belém", que resume duas décadas de pesquisas.
Pesquisadores paranaenses são premiados
A cerimônia de entrega do 17 º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Governo do Estado, será nesta segunda (24)
Publicação
24/11/2003 - 00:00
24/11/2003 - 00:00
Editoria