Pesquisadores do Iapar treinam agrônomos

Encontro vai até esta quinta-feira (20), na Sociedade Rural de Maringá
Publicação
19/05/2010 - 12:50
Editoria
Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar – participam do treinamento em Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) para as culturas de citros realizado até quinta-feira (20), na Sociedade Rural de Maringá. Engenheiros agrônomos terão habilitação para a CFO, uma garantia de que o produto, no caso frutas, está livre de pragas quarentenais como o cancro cítrico, pinta-preta e greening (HLB).
O pesquisador Rui Pereira Leite e as pesquisadoras Ana Maria Meneguim, Neusa Maria Stenzel e Zuleide Hissanu Tajima vão proferir palestras abordando a citricultura no Paraná, aspectos relevantes da legislação e fitossanitários e as cultivares.
De acordo com o pesquisador, para o transporte de frutas entre estados e até exportação é obrigatório a apresentação de um certificado fitossanitário emitido por um engenheiro agrônomo credenciado junto a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, onde estas frutas estão isentas de pragas e doenças.
MATO GROSSO - Rui Pereira Leite também participa na capacitação de engenheiros agrônomos em curso semelhante que será realizado em Campo Grande (MS), entre 24 e 28 de maio, promovido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e Iagro. Segundo ele, além dos aspectos da legislação que rege a emissão de CFO, os profissionais vão aprender a identificar as doenças nas frutas.