Pesquisador da Fiocruz abre curso sobre criança e adolescente

O curso é promovido e coordenado pelas Secretarias da Criança e da Juventude e da Saúde, e visa a formação de especialistas em saúde mental infanto-juvenil, com ênfase no atendimento clínico de crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas
Publicação
13/05/2010 - 16:40
Editoria
A secretária da Criança e da Juventude, Thelma de Oliveira, participou nesta quarta-feira (12) da aula inaugural do curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Crianças e Adolescentes, realizada no Hotel Rochelle, em Curitiba, com a palestra do professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Amarante. Além dos alunos do curso, estavam presentes representantes do Conselho Paranaense de Psicologia e o diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, Fernão Lopes.
Amarante, que é psiquiatra, mestre em Saúde Social e doutor em Saúde Pública, abordou o tema A reforma psiquiátrica no Brasil.
O curso é promovido e coordenado pela Secretaria da Criança e da Juventude em a parceria com a Secretaria da Saúde, e visa a formação de especialistas em saúde mental infanto-juvenil, com ênfase no atendimento clínico de crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas. Os alunos são profissionais das redes de saúde municipais e estadual, dos Centros de Socioeducação e de organizações não-governamentais atuantes na área.
As aulas seguem até setembro de 2011. Com carga horária de 440 horas/aula, o curso é custeado pelo Governo do Paraná com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca-PR).
Os certificados serão emitidos pela Escola Nacional de Saúde (ENSP) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atuam também na coordenação da especialização.