Pesquisa do Procon registra variação de 46% em produto para a Páscoa

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Publicação
07/04/2003 - 00:00
Editoria
Pesquisa de preços de produtos para a Páscoa (ovos, coelhos, caixas de bombom e colombas) realizada pelo Procon - PR encontrou diferenças de até 46,7% em um mesmo item comercializado por diversos estabelecimentos. O levantamento foi realizado entre os dias 1.º e 3 de abril, abrangendo 71 itens, das marcas Arcor, Bauducco, Garoto, Lacta, Neugebauer, Nestlé e Kinder, em 11 estabelecimentos comerciais de vários bairros de Curitiba. “Como existe grande diferença nos preços, é importante que o consumidor pesquise,” salienta o coordenador Algaci Túlio, lembrando que além de supermercados, lojas e similares há também fabricantes que possuem lojas próprias. “A pesquisa vale como instrumento de apoio na hora da compra, pois fornece uma lista da variedade e dos preços praticados no mercado.” A maior variação foi da colomba Gran Páscoa Gotas de Chocolate (lata com 500g), da Bauducco, encontrada por preços que variam de R$ 10,90 a R$ 15,99 (46,7%). Outra diferença significativa está no ovo Classic meio amargo, n.º 21 (500g), Nestlé, que custa entre R$ 18,50 e R$ 26,90, ou seja, 45,4% de variação. A menor diferença, 0,63%, foi no Kinder Maxi Ovo Surpresa (150g), com valores entre R$ 18,99 e R$ 19,11. No comparativo com a pesquisa do ano passado, realizada em 8 de março, o Procon-PR constatou que 32 produtos tiveram aumento no seu preço médio, sendo que a alta mais significativa foi a do Coelho de Páscoa ao Leite, de 50g, da Garoto, cujo preço médio subiu 89,3%, isto é, de R$ 1,22 passou para R$ 2,31. A pesquisa de preços é distribuída gratuitamente pelo Procon-PR, na sua sede, na rua Francisco Torres, 253, centro, Curitiba, ou pode ser acessada na internet, pelo endereço www.pr.gov.br/proconpr, no link pesquisas. Os preços pesquisados podem sofrer alteração. Recomendações – Além do preço, a orientação do coordenador é que seja verificada a veracidade das ofertas e promoções. “Devem ser conferidas as informações de materiais de divulgação como folhetos, anúncios ou qualquer outro veículo publicitário. Toda ou qualquer informação incorreta ou falsa é considerada como propaganda enganosa, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.” A questão da qualidade também não pode ser esquecida. O consumidor precisa ficar atento às especificações contidas nas embalagens dos ovos, que devem indicar, entre outros dados, peso, validade, composição e fabricante do produto. No caso de produtos diet, recomendados às pessoas diabéticas, a atenção deve ser redobrada quanto às informações sobre composição e recomendações do fabricante. As embalagens devem estar em perfeito estado, sem rasgos ou perfurações, e o peso dos ovos, caixas de bombom, coelhos e colombas deve coincidir com o escrito na embalagem, observando que marcas diferentes com a mesma numeração não indicam, necessariamente, o mesmo peso ou tamanho. Alguns cuidados precisam ser tomados com os produtos que oferecem brinquedos ou brindes, principalmente se destinados a crianças pequenas, que costumam levá-los à boca. O consumidor deve verificar se consta na embalagem a marca do Inmetro e a faixa etária a que se destina, com indicações em língua portuguesa. Produtos sem especificações ou identificação do fabricante não devem ser adquiridos, uma vez que não há como o consumidor garantir seus direitos, no caso de ocorrer algum problema.