Pesquisa do Procon registra grande variação nas tarifas bancárias

Coordenadoria fez levantamento completo em oito instituições e mantém o resultado no site www.pr.gov.br/procon
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06/05/2005 - 15:19
Editoria
Levantamento realizado pelo Procon-PR - Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor -, entre os dias 27 e 28 de abril, mostra grandes diferenças na cobrança de tarifas bancárias. A recomendação para o correntista é ficar atento e pesquisar antes de escolher um banco. As diferenças encontradas podem chegar a 585%, como é o caso do extrato via fax. Os valores cobrados pelas instituições bancárias, no entanto, devem ser previamente informados ao cliente. “As agências bancárias devem manter afixadas, em locais visíveis, os dados relativos aos serviços cobrados e seus respectivos valores, bem como a sua periodicidade”, alertou Algaci Túlio, coordenador do Procon. Os bancos pesquisados pelo Procon foram: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Real, Santander e Unibanco. Foram analisados 26 itens e os dados foram obtidos nos sites oficiais das instituições bancárias. O consumidor pode acessar o levantamento completo no endereço eletrônico do Procon-PR, www.pr.gov.br/proconpr. Variação – Como não há tabelamento de tarifas bancárias, os valores cobrados pela prestação de serviços iguais em diferentes fornecedores podem apresentar grande variação. Ao verificar as tarifas bancárias, porém, é preciso observar todas as informações relativas ao item selecionado. Por exemplo, a cobrança da manutenção do cartão magnético, algumas vezes, pode ter um custo mais baixo, mas com diferente período da cobrança, que varia entre mensal ou trimestral, conforme a instituição. Há bancos que isentam seus clientes das tarifas de determinados serviços. Já os usuários do sistema bancário que utilizam fax para a obtenção de seus extratos, devem observar que os valores cobrados variam de acordo com o horário de utilização. No caso do saque no terminal eletrônico, o valor cobrado varia a partir de um determinado número de transações no mês. O coordenador do Procon orienta ainda que “se o consumidor tiver alguma conta corrente bancária aberta, mas que não esteja sendo movimentada, é conveniente encerrá-la, formalizando seu pedido por escrito, uma vez que, mesmo sem movimentação, ela gera custos que lhe serão repassados”.