A pesquisa anual da revista Amanhã sobre grupos econômicos e empresas colocou, este ano, a ParanaPrevidência em primeiro lugar em duas categorias: menor endividamento e maior liquidez entre as organizações do Paraná. Na classificação geral dos grupos da região sul do país, a entidade ficou na quinta posição.
“Essa classificação tem dois aspectos importantes”, diz José Maria Correia, presidente da ParanaPrevidência. “Por um lado, ressalta os acertos da administração, e por outro, reafirma aos segurados que a instituição está cada vez mais sólida”.
Os bons resultados que a entidade vem obtendo, acrescenta Correia, são uma garantia a mais para as famílias dos funcionários estaduais e uma prova do acerto da orientação dada pelo governo Roberto Requião à área previdenciária.
A pesquisa publicada pela revista Amanhã, que aponta os 500 maiores grupos e empresas do sul do país, é feita por auditores da PricewaterhouseCoopers. O critério para a classificação geral é o de Valor Ponderado de Grandeza (VPG), resultado da soma, com pesos específicos, do patrimônio líquido (50%), receita bruta (40%) e resultado líquido (10%).
Com um VPG de 3.351,29 milhões, a ParanaPrevidência ficou em quinto lugar no Estado, após dois bancos, um grupo da área de energia e uma empresa de telefonia móvel: pela ordem, HSBC Bank Brasil e controladas, Copel e controladas, Vivo S.A., e Banco Banestado (Itaú). Dessa forma, considerando-se apenas as empresas públicas paranaenses, ocupou o segundo lugar, atrás apenas do grupo Copel.
Os cinco grupos e empresas classificadas após a ParanaPrevidência, até o décimo lugar, foram: ALL (América Latina Logística) e controladas, Kraft Foods Brasil, Coamo (Agroindustrial Cooperativa), Sanepar, e Grupo O Boticário.
LIQUIDEZ E ENDIVIDAMENTO – A categoria Maior Liquidez enumera as empresas de acordo com a relação entre ativo circulante e passivo circulante. Quanto maior o índice, que reflete a capacidade da empresa cumprir suas obrigações de curto prazo, maior a liquidez. A ParanaPrevidência obteve o primeiro lugar com um índice de 182,52, ficando o segundo lugar para a Banestado Leasing, com índice bem menor (35,13).
Na categoria Menor Endividamento, os analistas classificam as empresas de acordo com a participação de recursos de terceiros no ativo total. Quanto menor o percentual encontrado, menos comprometido está o patrimônio. A ParanaPrevidência ficou em primeiro lugar nesse aspecto, com um índice de 0,55%, enquanto a segunda colocada (Banestado Leasing) apresentou índice de 3,47%.
No ranking geral dos 500 maiores grupos e empresas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, colocou-se na décima-segunda posição.
A ParanaPrevidência, que administra o sistema previdenciário dos funcionários públicos estaduais, tem um patrimônio de R$ 5,1 bilhões e atende a 220 mil participantes (ativos e beneficiários). As 92 mil aposentadorias e pensões que administra têm um custo mensal de R$ 185 milhões. A entidade possui apenas 170 empregados.
Pesquisa coloca ParanaPrevidência em primeiro lugar em duas categorias
Segundo pesquisa da revista Amanhã, liderança da instituição do governo do Estado foi obtida com as categorias “menor endividamento” e “maior liquidez” entre as organizações do Paraná
Publicação
05/10/2007 - 17:10
05/10/2007 - 17:10
Editoria