O Provopar Ação Social é uma das dez Instituições Solidárias 2006 homenageadas pela diretoria do Pequeno Cotolengo, na noite da última quarta-feira (22), em sua sede no bairro Campo Comprido, em Curitiba.
Os projetos “Empresa Cidadã” e “Instituição Solidária” foram criados em 2002, com o objetivo de reconhecer aqueles que foram parceiros nas ações sociais desenvolvidas pelo Pequeno Cotolengo ou que propiciaram o crescimento da instituição. Assim, através da concessão de um selo e uma certificação simbólica, o Pequeno Cotolengo revela todos os anos à sociedade as empresas que realizaram estas ações, e aproveita a oportunidade para apresentar os resultados de seus muitos projetos.
“Não poderíamos deixar de ajudar uma instituição tão importante como é o Pequeno Cotolengo, que desde a sua fundação tem prestado relevantes serviços sociais a sociedade paranaense”, disse Lucia Arruda, presidente do Provopar, logo depois de receber do padre Valdeci Marcolino, diretor do Pequeno Cotolengo, o título de Instituição Cidadão 2006.
Além do Provopar, receberam o diploma de “Instituição Solidária 2006” a Universidade Federal do Paraná, PUC, Hospital São Vicente, Instituto RPC, Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, Amigos do Hipismo, Funpar, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Instituto Terressência. Foram homenageadas ainda 45 empresas solidárias.
O Pequeno Cotolengo é uma entidade de referência no Estado do Paraná no atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais, de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 65 anos, abandonados ou em situação de risco. A instituição foi fundada no dia 25 de março de 1965 e atualmente atende cerca de 240 crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência múltipla, que residem nos lares São Francisco, Santa Terezinha, Anjo da Guarda, Maria de Nazaré, Divina Providência e mais sete casas lares.
A Pequena Casa - A origem do nome “Pequeno Cotolengo” remonta ao ano de 1830, quando o padre José Benedito Cotolengo fundou “La Piccola Casa” (A Pequena Casa), uma instituição para pobres doentes em Turim, na Itália. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, sendo levada para diversos países, dentre os quais o Brasil.
O Pequeno Cotolengo do Paraná é uma entidade beneficente que atende, em seus 10 mil metros de área construída, portadores de múltiplas deficiências (física, mental, auditiva e visual) e dependentes de cuidados pessoais básicos. A maioria dos moradores foi encaminhada pelo Juizado de Menores, Conselho Tutelar e Ministério Público por ter sido abandonada ou oriunda de famílias cujas mães perderam a guarda de seus filhos.
Tendo como missão acolher e proporcionar melhoria na qualidade de vida da pessoa portadora de necessidades especiais, através de um atendimento especializado que promova condições para o seu desenvolvimento psico-motor, a instituição proporciona aos seus assistidos todos os atendimentos necessários ao seu desenvolvimento e bem-estar. São oferecidos programas de alfabetização na Escola de Educação Especial, para o desenvolvimento pedagógico, estimulação visual e sensorial, bem como aulas de artesanato, atendimento de fisioterapia (hidroterapia), psicologia, terapia ocupacional, equoterapia, fonoaudiologia, atendimento médico e odontológico e alimentação controlada por nutricionista.
Pequeno Cotolengo entrega título de instituição solidária ao Provopar
Os projetos “Empresa Cidadã” e “Instituição Solidária” foram criados em 2002, com o objetivo de reconhecer aqueles que foram parceiros nas ações sociais desenvolvidas pela instituição, que atende cerca de 240 crianças e adultos
Publicação
23/11/2006 - 16:26
23/11/2006 - 16:26
Editoria