Pecoits apoiou pequenos agricultores na defesa de suas terras

Empresa colonizadora queria expulsar camponeses de seus sítios na região Sudoeste
Publicação
26/02/2010 - 15:48
Editoria

Walter Alberto Pecoits foi o principal líder da Revolta dos Posseiros de 1957. O episódio marcou o levante de pequenos produtores contra a exploração de uma empresa colonizadora, que afirmava ter direito de propriedade sobre grandes extensões de terra no Sudoeste.
Nascido na cidade gaúcha de Santa Maria, o médico atendeu o chamado de amigos que relataram a necessidade de um profissional para o único hospital da região. Encantado com Francisco Beltrão, solidarizou-se com os conterrâneos na luta por justiça que tomava conta dos agricultores.
Na época em que foi vereador em Francisco Beltrão, Walter Pecoits participou ativamente das articulações políticas que culminaram no reconhecimento de títulos dos colonos e na expulsão da companhia grileira do Sudoeste, fato então inédito na história do Brasil. Sua liderança foi reconhecida com eleições para a prefeitura municipal beltronense e para deputado estadual.
O médico fundou o segundo hospital construído em Francisco Beltrão. Cirurgião, profundamente dedicado aos assuntos de saúde pública, só deixou de operar porque teve o olho direito perfurado por espancamento em uma das prisões que sofreu no tempo da ditadura. Morreu, em 2004, aos 86 anos, por complicações de um derrame. Seu corpo está enterrado em Francisco Beltrão, ao lado da companheira Manoela Pecoits, com quem foi casado por mais de 60 anos.