A peça de teatro “Tabagismo, uma questão de consciência”, apresentada regularmente no mutirão de serviços sociais do Governo do Paraná – Ação Cooperar, recebeu o Prêmio Saúde 2007, promovido pela Revista Saúde, da Editora Abril, na categoria saúde da criança. A primeira vez que a peça do Instituto de Oncologia do Paraná foi exibida nos eventos da Cohapar e do Provopar, foi na cidade de Tunas do Paraná, em abril deste ano.
Para o presidente da Cohapar, Rafael Greca, o prêmio é o reconhecimento da importância de orientar as crianças sobre os males que o consumo de cigarro pode causar. “A peça está dentro do que nos pede o governador Requião: uma ação social de desenvolvimento humano integral. Afinal, governar é educar. Por isso, inserimos o espetáculo na programação do Ação Cooperar. Pretendemos que o Tabagismo, uma questão de consciência continue a colaborar com a educação contra o veneno do tabagismo, causador de várias doenças”, diz.
O projeto do Instituto de Oncologia concorreu entre 637 projetos e foi avaliado por um júri formado por 43 nomes da saúde do país e por internautas, por meio de votação popular. O prêmio foi recebido na terça-feira (09), em São Paulo, pelo diretor do Instituto de Oncologia do Paraná, o médico José Clemente Linhares.
A peça - A peça “Tabagismo, uma questão de consciência” é de autoria de Rosangela Craveiro e do psicólogo Gian Fábia Précoma, com direção de Rosangela, e encenada pelos atores Kamilla Albuquerque e Lucas Tatarim. No Paraná, mais de 15 mil pessoas já assistiram à peça.