Pavimentação com pedras integra áreas rurais e gera 5 mil empregos

Convênio com 74 municípios do oeste e sudoeste do Estado foram assinados com Secretaria dos Transportes
23/06/2010 - 17:10
O programa de pavimentação com pedras irregulares Caminhos da Roça, desenvolvido pela Secretaria dos Transportes e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está em nova fase. Na terça-feira (22), foram assinados convênios com 74 municípios do oeste e sudoeste do Paraná. Já está sendo contabilizada a geração de 5 mil empregos diretos nas frentes de trabalho e melhora na circulação de pessoas e mercadorias nas estradas rurais. Em parceria com as prefeituras, serão investidos R$ 10 milhões para a pavimentação de cem quilômetros de rodovias.
“O programa além de gerar emprego e renda, proporciona às administrações municipais a infraestrutura necessária para atender os produtores rurais, facilitando o escoamento da safra, o acesso aos centros urbanos e a circulação dos veículos escolares, refletindo positivamente no Índice de Desenvolvimento Humano – IDH”, destaca o secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior.
O programa é fiscalizado pelo DER. O assistente técnico da secretaria, Deocar Antunes de Lima, explica que o Caminhos da Roça promove a integração regional com o uso de pedras irregulares de fácil aplicação. “O programa é fundamental no planejamento da política estadual de transportes, ao proporcionar condições permanentes de trafegabilidade nas estradas que levam aos grandes eixos rodoviários estaduais”.