Patrulhas reduzem estragos causados pelas chuvas em 440 quilômetros de estradas rurais

Programa do DER já recuperou 2,4 mil quilômetros de vias em 120 municípios do Paraná
29/10/2009 - 18:30
As Patrulhas Rodoviárias do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão trabalhando para consertar os estragos causados pelas chuvas fortes dos últimos dias em 440 quilômetros de estradas rurais de 22 municípios. Ao todo, o programa já recuperou 2,4 mil quilômetros de vias em 120 localidades. Desde o início desta semana, as equipes do DER trabalham em Marmeleiro, na região Sudoeste, onde devem recuperar de 20 a 25 quilômetros com o reforço de máquinas do município. “Tivemos 80% das nossas estradas danificadas pelas chuvas. Por isso, as Patrulhas Rurais são uma ajuda inestimável que recebemos do Estado. Não há desenvolvimento sem transporte”, disse o prefeito em exercício da cidade, José Ivanir Pilatti. A principal preocupação da prefeitura é ter vias em boas condições para o transporte escolar dos alunos que vivem na zona rural e o escoamento da produção de agricultores. A programação das obras das Patrulhas Rurais nos 22 municípios foi traçada a partir de estudos elaborados pelo próprio DER, em conjunto com Emater e prefeituras. As máquinas trabalham para melhorar as vias municipais destinadas ao transporte da produção agrícola e da população que busca serviços de educação e saúde nos centros urbanos. “O programa é fruto de convênios com as prefeituras, que podem reforçar as equipes com equipamentos próprios para ampliar a extensão de rodovias a serem recuperadas durante o período estipulado pelo programa, que geralmente é de 45 dias”, explicou o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.