Patrulhas Rodoviárias recuperam mais de 2,5 mil quilômetros de vias municipais

Em dois anos de atuação, programa do DER atuou em 125 municípios
paranaenses e é elogiado pelas prefeituras
28/12/2009 - 12:10
Uma das mais eficientes e elogiadas ações de melhoria da infraestrutura dos municípios paranaenses fecha o ano de 2009 com mais de 2,5 mil quilômetros de vias rurais recuperadas. O programa Patrulhas Rodoviárias, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi implantado em 2007 e atendeu 125 cidades em todas as regiões. Hoje, há outros 460 quilômetros de estradas municipais recebendo intervenções em mais 23 municípios. A programação é definida pelo DER em conjunto com a Emater e os técnicos das prefeituras. De acordo com o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, as máquinas atuam na melhoria das vias destinadas ao transporte da produção agrícola e da população que busca serviços educacionais e de saúde nos centros urbanos. “O programa é fruto de convênios com as prefeituras, que podem reforçar as equipes com equipamentos próprios para ampliar a extensão de rodovias a serem recuperadas durante o período estipulado pelo programa, que geralmente é de 45 dias”, disse. Salvação – Para o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, o reforço das máquinas e dos funcionários do DER é a salvação do produtor rural. Os trabalhos no município, feitos no início deste ano, foram responsáveis pela recuperação de 38,7 quilômetros de estradas municipais com o reforço de equipes da prefeitura. “As nossas estradas rurais estavam numa situação horrível, o que comprometia toda a produção, desde grãos, frangos, suínos, bovinos e leite. E com as máquinas do município sucateadas, pedi socorro ao Governo do Estado, que prontamente nos atendeu”, disse Bueno. Castigado pelas chuvas do fim do inverno deste ano, o município de Marmeleiro recebeu em boa hora a equipe das Patrulhas. “Tivemos 80% das nossas estradas danificadas pelas chuvas. Por isso, as Patrulhas Rurais foram uma ajuda inestimável que recebemos do Estado. Não há desenvolvimento sem transporte”, disse o vice-prefeito da cidade, José Ivanir Pilatti. O administrador de Obras de Congoinhas, no Norte Pioneiro do estado, Luiz Carlos Mendes, também destaca o auxílio do Governo na recuperação das vias de forma positiva. “Acredito que a situação de muitos municípios no Paraná seja parecida. Falta de implementos ou máquinas sucateadas. Com a possibilidade de ter as equipes e máquinas do DER nos ajudando nesse trabalho é muito importante”.