Pato Branco terá subgrupamento dos bombeiros

O anúncio foi feito pelo governador Orlando Pessuti, que também entregou viaturas no município e confirmou o início das aulas de formação de novos policiais.
02/07/2010 - 22:28

O governador Orlando Pessuti anunciou nesta sexta-feira (2) em Pato Branco a implantação do 1º Subgrupamento de Bombeiro Militar Independente (SGBI) e entregou quatro viaturas (três do modelo Ecosport e uma do modelo Ranger) para a Polícia Militar da região. Uma para a companhia de Coronel Vivida, uma para a companhia de Palmas e duas viaturas para o 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco. Os veículos fazem parte do lote de 356 viaturas adquiridas pelo Governo do Estado, com investimentos de R$ 14 milhões.
O governador anunciou ainda o início das aulas do Curso de Formação de Soldados (núcleo de Pato Branco) para 70 futuros policiais militares dos 591 que serão formados no interior do Paraná. Ao todo, 1.500 alunos foram aprovados (1.100 policiais militares e 400 bombeiros) em concurso público do Governo do Paraná realizado no final de 2009, e apresentados no dia 25 de junho em Curitiba.
“A independência do Corpo de Bombeiros é um avanço. Temos em Pato Branco o 3º Batalhão da Polícia Militar, porém as decisões do Corpo de Bombeiros desta região são tomadas em Cascavel. Com a criação do 1º subgrupamento independente as decisões urgentes serão tomadas pelos comandantes subgrupamento. Hoje também anunciamos a criação do 22º Batalhão da Polícia Militar, que será desmembrado do 3º Batalhão e a criação do 2º subgrupamento independente em Francisco Beltrão. Com isto estamos melhor estruturando a Segurança Pública na região sudoeste”, afirmou o governador.
“Fomos bastante questionados sobre a segurança pública da região. Ouvimos a lideranças locais e regionais, e hoje é com grande alegria que anunciamos a vinda de mais 70 policiais para a região de Pato Branco. Serão alunos formados pela Escola de Soldados, que depois de concluírem o curso, que tem a duração de um ano, trabalharão no efetivo da região”, explicou o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa.
O prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, afirmou que as reivindicações na área da segurança são antigas. “Tínhamos uma carência por policiais. Há 15 anos o efetivo da Polícia Militar da região não era substituído. Com a chegada dos novos policiais tenho certeza que haverá uma sensível melhora na área de segurança pública”.
ESTRADAS – O governador, o secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior, e o prefeito de Coronel Domingos Soares, Mauro Correia de Almeida assinaram a ordem de serviço para a adequação da estrada e revestimento primário na Rodovia Municipal – trecho que liga a cidade de Palmas a Coronel Domingos Soares, no subtrecho Rio Chopim a Coronel Domingos Soares numa extensão de 19,54 quilômetros, no valor de R$ 740 mil.
O secretário Mario Stamm Junior ainda ressaltou o convênio com os 42 municípios da região sudoeste que estão inseridos no programa de pavimentação poliédrica, que contempla 56 municípios do Paraná. “São investimentos de R$ 4 milhões do Governo do Estado e cada um dos municípios pode pavimentar até 1,25 quilômetro”, explicou.
Participaram da solenidade os deputados estaduais Agostinho Zucchi e Nereu Moura e autoridades locais.