O Pólo de Tecnologia do Sudoeste, em Pato Branco, conta agora com um Laboratório de Rádio Freqüência e Compatibilidade Eletromagnética. O novo laboratório é uma parceria entre o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Durante a inauguração, a secretária da Ciência, Tecnologia Ensino Superior, Lygia Pupatto, destacou a importância do desenvolvimento tecnológico na região. “O laboratório leva tecnologia àquelas pessoas e empresas que precisam realmente desta estrutura”, disse a secretária.
Para o diretor-superintende do Lactec, Aldair Rizzi, além de prestar um grande serviço para a região com equipamentos de alta tecnologia, as instalações são fundamentais na base de trabalho do Pólo. “O laboratório traz ferramentas tecnológicas de capacitação, aumentando as condições de um instrumento local sustentável”, afirmou.
EMI - Todos os equipamentos eletrônicos geram ou emitem sinais elétricos indesejáveis na forma de ruído ou poluição eletromagnética. Essa poluição pode levar à redução do desempenho ou interferência eletromagnética (EMI) em outros sistemas ou equipamentos.
O principal objetivo da criação do laboratório é criar uma estrutura capaz de auxiliar empresas na solução dos problemas relacionados à EMI e, dessa forma, agregar valor aos equipamentos produzidos.
Além de atender às necessidades de empresas, o laboratório vai auxiliar na formação de profissionais altamente qualificados por meio de atividades de pesquisa.
O laboratório, instalado no Pólo de Tecnologia no Sudoeste do Estado, conta com uma equipe técnica altamente qualificada, formada por profissionais do Lactec, em parceria com a UTFPR – campus Pato Branco.
BOX:
Lygia Pupatto visita campus da Unioeste
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou no último sábado (31) o campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Junto com o reitor Alcibiades Luiz Orlando, a secretária conversou com os professores e conheceu a estrutura da instituição.
Durante a conversa, a secretária afirmou aos docentes que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Governo do Estado estão trabalhando muito para avançar ainda mais no aprimoramento do ensino superior estadual. Destacando todos os projetos desenvolvidos nas universidades do Estado que atuam em comprometimento com a população.
O campus da Universidade conta com 112 professores e 1490 estudantes. Segundo o reitor, 90% dos alunos são orinduos de escolas públicas e 96% são paranaenses.
Na oportunidade, Lygia Pupatto recebeu do diretor do Campus, professor José Maria Ramos, um coleção de livros publicados pela universidade.
Pato Branco ganha laboratório e reforça seu Pólo de Tecnologia
Laboratório cria uma estrutura capaz de auxiliar empresas na solução dos problemas relacionados à interferência eletromagnética
Publicação
02/06/2008 - 15:20
02/06/2008 - 15:20
Editoria