A viabilização da Fábrica da Multimistura foi o assunto discutido na reunião entre o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, e a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) esta semana. O projeto, proposto pela Pastoral da Criança – Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, visa combater a desnutrição de 42 municípios do Sudoeste do Estado do Paraná, através da inclusão da multimistura na dieta de crianças, gestantes e trabalhadores.
Para ser utilizada como reforço na alimentação, a farinha deve ser acrescentada à alimentação. São necessárias duas colheres de sopa da para um adulto, e duas colheres de sobremesa para uma criança por dia. “O projeto gera empregos e renda para as famílias, além de salvar vidas. A multimistura combate a desnutrição de crianças e adultos”, disse Luciana.
A farinha multimistura é produzida a partir da mistura de farelo de arroz, trigo, milho e aveia torrados, pó de folha de mandioca, batata-doce, chuchu, nozes, castanhas, farinhas e amidos torrados, leite em pó e germe de trigo. A mistura pode ser usada sem alterar o sabor de receitas tradicionais da culinária brasileira.
Fábrica - A Prefeitura de Francisco Beltrão já concedeu um espaço físico para instalação da fábrica. Para a implantação do projeto serão necessários 35 mil reais para investir em equipamentos para o processamento da Farinha Multimistura. “Eu gosto de parceiros, não de empréstimos”, comentou Padre Roque. Ele disse que apoiará o projeto, auxiliando na busca de empresários que possam investir no projeto.
Na reunião, a deputada falou sobre outro projeto da Pastoral da Criança, “Segurança Alimentar – Horta Comunitária”. Trata-se de um projeto na comunidade Padre Ulrico, na região de Francisco Beltrão. O horta comunitária tem o objetivo de promover um programa de complementação alimentar às famílias, gerando emprego e renda para os próprios moradores.
Zimmermann disse que há possibilidades de viabilizar a compra dos materiais necessários à horta via Banco Social, um programa da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social que financia empreendedores formais e informais.