Participação popular é destacada nos 153 anos do Arquivo Público

No mesmo evento, nesta segunda-feira (7), foi oficializada a nova diretoria da Associação dos Amigos do Arquivo Público, que também neste 7 de abril fez aniversário
07/04/2008 - 18:30
A integração e a participação da comunidade foram destacadas nesta segunda-feira (7) na cerimônia que comemorou os 153 anos de fundação do Arquivo Público do Paraná. No mesmo evento, foi oficializada a nova diretoria da Associação dos Amigos do Arquivo Público, que também neste 7 de abril fez aniversário – 16 anos de existência. A diretora do Arquivo, Daysi Andrade, aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem ao engenheiro Leopoldino de Abreu Neto, que morreu em 1º de setembro do ano passado, quando era diretor do Porto de Antonina, município do qual foi prefeito. “Abreu Neto foi um dos fundadores, em 1992, da Associação dos Amigos do Arquivo Público. Bastante atuante, Leopoldino de Abreu Neto estará sempre na nossa lembrança”, observou Daysi. “Ele foi um lutador, se dedicou às causas do Paraná. Era um apaixonado por arte, por história, daí sua ligação com o Arquivo Público”, frisou, emocionada, a viúva de Abreu Neto, Marylena Nascimento Abreu. Ela e familiares do fundador da Associação estiveram presentes no evento. Impossibilitada de comparecer à solenidade por outros compromissos de governo, a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, mandou uma carta, que foi lida pela diretora do Arquivo Público. No texto, a secretária ressalta “a competência, a paixão, a dedicação dos funcionários do Arquivo e a contribuição sempre valiosa do público e de instituições como a Associação dos Amigos do Arquivo”. O presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público, José Carlos Veiga Lopes, também mencionou competência e a paixão das equipes das duas instituições – do Arquivo e da Associação. “Fica fácil trabalhar com vocês.”