O estande do Paraná foi um dos mais visitados no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que encerrou neste domingo (30), em São Paulo, com milhares de pessoas conhecendo as atrações turísticas do estado. “Estamos muito satisfeitos com a nossa participação. Estar em um evento deste, que é o maior da América Latina, nos dá a visibilidade necessária para promover o Paraná e desenvolver o nosso turismo”, comentou o secretário do Turismo, Herculano Lisboa.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, foi um dos que prestigiou o espaço. “O Paraná tem desenvolvido muito o setor e o potencial para crescimento é ainda maior”, disse ele durante a visita. O estande também recebeu a visita do ministro do Esporte, Orlando Silva, que destacou o Paraná como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. “Temos a certeza que Curitiba terá um papel central na Copa”, disse Silva.
No estande, que ficou no setor da macrorregião sul junto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram apresentados diversos roteiros turísticos divididos em cinco temas: Cataratas do Iguaçu e Caminhos do Lago de Itaipu; Cenários do Tempo – Campos Gerais; Rotas do Pinhão; Corredores das Águas e Terra dos Pinheirais. Vários impressos foram colocados à disposição dos visitantes com as atrações relacionadas aos temas.
“O Paraná é maravilhoso. São muitas as atrações. Conheço Foz do Iguaçu, as cataratas e Itaipu. Agora quero conhecer melhor Curitiba e fazer o passeio de trem na Serra do Mar e visitar a Ilha do Mel”, contou a empresária de Maria do Carmo Sales, de Salvador (BA). “Sempre que dá, a gente tenta fugir do calor da Bahia. O Paraná é sempre uma boa opção de passeio”.
CULTURA – No sábado (29) uma das atrações no estande foi a apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) do município de Cascavel. “Nós ganhamos muito quando participamos de eventos como esse. Divulgamos a nossa cultura, o nosso jeitão de cantar os clássicos da música de raiz, o Paraná”, disse o maestro da orquestra Ricardo Denchuski. “São nove anos divulgando o nosso estado”. O Grupo Ucraniano Kalena de União da Vitória também fez apresentações durante o evento.
Também não faltaram atrações gastronômicas no estande do Paraná. Os visitantes puderam conhecer diversos produtos como iogurtes, bebidas feitas a partir do mate, saborear balas de banana e muitos outros quitutes. Um dos destaques foram os mais de 150 quilos de costela servidos para quem passava. “O cheiro está delicioso e não resisti”, disse o paulista Mário Okamoto, que não se importou em aguardar na fila enorme que se fez para provar o churrasco.
Para os visitantes, foi distribuída a revista Roteiros Turísticos, que ganhou o prêmio “Roteiros do Brasil” do Ministério do Turismo, em 2009. Na revista, são apresentados 65 roteiros do Paraná. “Esta revista destaca os atrativos do estado e é uma oportunidade para o pessoal da feira conhecer mais sobre nossas atrações”, destacou o secretário Lisboa. Além da revista, o visitante recebeu panfletos com informações sobre os seis principais segmentos do turismo no Paraná: Negócios e Eventos, Lazer, Cultural, Aventura, Religioso e Rural.
TURISMO RELIGIOSO – O Paraná participou do debate sobre turismo religioso no Núcleo do Conhecimento do salão e mostrou como o apoio público na organização e promoção do segmento é importante. “A secretaria apoia a realização de eventos, como as festas religiosas, divulga em feiras pelo Brasil e no exterior e elabora material promocional junto com os parceiros da iniciativa privada”, disse Caren Santos, da Secretaria do Turismo.
Ela destacou a segmentação realizada dentro do próprio turismo religioso no estado, com as divisões em matrizes: ocidental, oriental, indígena e africana. Segundo ela, há 83 atrativos religiosos no estado, representando 11,2% do total de atrativos paranaenses. A mediadora e coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima, disse que experiência do Paraná serve de exemplo para os outros estados.
“Entendemos que o Paraná, além de ter suas políticas de turismo baseadas na segmentação, tem esse destaque no turismo religioso”, disse ela. “O importante é ressaltar que o turista já existe. Ele tem sua fé e quer visitar os locais importantes na história ou prática dessa fé. Como gestores públicos, precisamos adequar os destinos às necessidades desses visitantes”, concluiu.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, foi um dos que prestigiou o espaço. “O Paraná tem desenvolvido muito o setor e o potencial para crescimento é ainda maior”, disse ele durante a visita. O estande também recebeu a visita do ministro do Esporte, Orlando Silva, que destacou o Paraná como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. “Temos a certeza que Curitiba terá um papel central na Copa”, disse Silva.
No estande, que ficou no setor da macrorregião sul junto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram apresentados diversos roteiros turísticos divididos em cinco temas: Cataratas do Iguaçu e Caminhos do Lago de Itaipu; Cenários do Tempo – Campos Gerais; Rotas do Pinhão; Corredores das Águas e Terra dos Pinheirais. Vários impressos foram colocados à disposição dos visitantes com as atrações relacionadas aos temas.
“O Paraná é maravilhoso. São muitas as atrações. Conheço Foz do Iguaçu, as cataratas e Itaipu. Agora quero conhecer melhor Curitiba e fazer o passeio de trem na Serra do Mar e visitar a Ilha do Mel”, contou a empresária de Maria do Carmo Sales, de Salvador (BA). “Sempre que dá, a gente tenta fugir do calor da Bahia. O Paraná é sempre uma boa opção de passeio”.
CULTURA – No sábado (29) uma das atrações no estande foi a apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) do município de Cascavel. “Nós ganhamos muito quando participamos de eventos como esse. Divulgamos a nossa cultura, o nosso jeitão de cantar os clássicos da música de raiz, o Paraná”, disse o maestro da orquestra Ricardo Denchuski. “São nove anos divulgando o nosso estado”. O Grupo Ucraniano Kalena de União da Vitória também fez apresentações durante o evento.
Também não faltaram atrações gastronômicas no estande do Paraná. Os visitantes puderam conhecer diversos produtos como iogurtes, bebidas feitas a partir do mate, saborear balas de banana e muitos outros quitutes. Um dos destaques foram os mais de 150 quilos de costela servidos para quem passava. “O cheiro está delicioso e não resisti”, disse o paulista Mário Okamoto, que não se importou em aguardar na fila enorme que se fez para provar o churrasco.
Para os visitantes, foi distribuída a revista Roteiros Turísticos, que ganhou o prêmio “Roteiros do Brasil” do Ministério do Turismo, em 2009. Na revista, são apresentados 65 roteiros do Paraná. “Esta revista destaca os atrativos do estado e é uma oportunidade para o pessoal da feira conhecer mais sobre nossas atrações”, destacou o secretário Lisboa. Além da revista, o visitante recebeu panfletos com informações sobre os seis principais segmentos do turismo no Paraná: Negócios e Eventos, Lazer, Cultural, Aventura, Religioso e Rural.
TURISMO RELIGIOSO – O Paraná participou do debate sobre turismo religioso no Núcleo do Conhecimento do salão e mostrou como o apoio público na organização e promoção do segmento é importante. “A secretaria apoia a realização de eventos, como as festas religiosas, divulga em feiras pelo Brasil e no exterior e elabora material promocional junto com os parceiros da iniciativa privada”, disse Caren Santos, da Secretaria do Turismo.
Ela destacou a segmentação realizada dentro do próprio turismo religioso no estado, com as divisões em matrizes: ocidental, oriental, indígena e africana. Segundo ela, há 83 atrativos religiosos no estado, representando 11,2% do total de atrativos paranaenses. A mediadora e coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima, disse que experiência do Paraná serve de exemplo para os outros estados.
“Entendemos que o Paraná, além de ter suas políticas de turismo baseadas na segmentação, tem esse destaque no turismo religioso”, disse ela. “O importante é ressaltar que o turista já existe. Ele tem sua fé e quer visitar os locais importantes na história ou prática dessa fé. Como gestores públicos, precisamos adequar os destinos às necessidades desses visitantes”, concluiu.