A areia retirada da dragagem servirá para recuperar parte da orla da praia de Matinhos, prejudicada há quase 20 anos pelas constantes ressacas. O engordamento da praia vai desencadear uma série de ações do Governo do Paraná, que terá um investimento total de R$ 15 milhões.
No total serão 1,2 milhão m³ de areia despejados numa extensão de seis quilômetros entre o Balneário Riviera e a Praia Brava. Também serão realizados a construção dos canais de desemboque da Praia Brava e do Rio Matinho, a construção (e urbanização) dos “headlands”, a recuperação do sistema viário e o espalhamento da areia.
“O trabalho resultará na recuperação econômica do município e oferecerá aos paranaenses que utilizam o Litoral do Estado um espaço qualificado. São os portos tendo claro para si a necessidade de integração com os municípios litorâneos para o crescimento de toda a região”, afirmou o superintendente dos portos Eduardo Requião.
HISTÓRICO - Durante os últimos anos a população viu o calçamento da Avenida Atlântica de Matinhos ser engolido pelas constantes ressacas, assim como os asfalto e a porção de areia, que cada vez fica menor. Viram também muitos veranistas abandonarem a praia em virtude da falta de investimentos em infra-estrutura para conter o avanço do mar e lamentarem as perdas que afetaram o comércio.
Prestes a completar 40 anos, a cidade de Matinhos conta atualmente com cerca de 40 mil habitantes. A economia da cidade gira em torno, principalmente, do comércio aquecido pelos turistas atraídos pela praia.
Parte do material dragado será usado na engorda da praia de Matinhos
No total serão 1,2 milhão m³ de areia despejados numa extensão de seis quilômetros entre o Balneário Riviera e a Praia Brava
Publicação
12/12/2007 - 16:30
12/12/2007 - 16:30
Editoria