Uma das opções para o feriado de Corpus Christi é visitar um dos 25 Parques Estaduais que estarão abertos para visitação em todo o Paraná. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Departamento de Unidades de Conservação do Instituto Ambiental do Paraná possuem um portal na internet com informações sobre horário de visitação, pré-agendamento de visitas para grandes grupos e endereço, no site www.uc.pr.gov.br.
Entre opções estão a Ilha do Mel, o Parque Estadual Pico do Marumbi, Serra da Baitaca, Parque Estadual Lagoa Azul, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual de Vila Velha, Floresta Estadual do Palmito, entre outros.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, lembra que as Unidades de conservação são áreas protegidas, portanto nada de jogar lixo no chão ou atrapalhar de qualquer forma o ambiente. “O visitante deve aproveitar para entrar em contato direto com a natureza e ajudar a preservar a flora e fauna típicas de seu estado”, destacou o secretário.
Água, alimentos, roupas confortáveis e tênis resistentes são itens essenciais nestes passeios. Se o destino for o Marumbi, recomenda-se o uso de roupas e ferramentas específicas de alpinismo. Se a opção for Guartelá ou Campinhos, é importante destacar que nesta unidade de conservação é proibido acampar ou fazer fogo.
“É mais uma opção de lazer e educação ambiental. Nos parques, o visitante está em contato com a natureza, adquirindo conhecimentos sobre a necessidade da preservação da fauna e da flora”, destacou o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.
O QUE ABRE — Floresta Estadual de Santana (Paulo Frontin), Floresta Estadual Metropolitana (Piraquara) e Parque Estadual João Paulo II (Curitiba). Os parques estaduais de Campinhos (Tunas do Paraná), Vila Velha (Ponta Grossa), do Cerrado (Castro) e do Guartelá (Tibagi) são as opções para quem está na região Central. “Vila Velha dispensa apresentações, pois é uma dos principais cartões postais do Paraná. Já o cânion do Guartelá, com 32 quilômetros, é o maior do País e o sexto maior do mundo em extensão. O parque representa um dos maiores remanescentes de campos nativos da bacia do Rio Tibagi”, ressalta o secretário Rasca Rodrigues.
REGIÃO NORTE - Funcionam o Parque Estadual Mata São Francisco (Cornélio Procópio), Parque Estadual Mata dos Godoy (Londrina), Parque Florestal de Ibiporã (Ibiporã), Parque Florestal de Ibicatu (Centenário do Sul), Parque Estadual de Amaporã (Amaporã), ou ainda o Horto Florestal de Jacarezinho (Jacarezinho).
REGIÃO NOROESTE - Na região Noroeste abrem o Parque Estadual do Lago Azul (Campo Mourão), Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (Fênix) e a Reserva Florestal de Figueira (Engenheiro Beltrão).
REGIÃO OESTE - A Reserva Biológica São Camilo (Palotina) e Área de Relevante Interesse Ecológico da Cabeça do Cachorro (São Pedro do Iguaçu) também estarão abertas.
Parques estaduais ficam abertos neste feriado de Corpus Christi
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos possui um portal na internet com informações sobre horário de visitação, pré-agendamento de visitas para grandes grupos e endereço, no site www.uc.pr.gov.br
Publicação
10/06/2009 - 17:50
10/06/2009 - 17:50
Editoria