Parques estaduais ficam abertos neste feriado

Informações sobre horário de visitação, agendamento de visitas para grandes grupos e endereços, no site www.uc.pr.gov.br
Publicação
12/02/2010 - 16:05
Editoria
Os 27 parques estaduais estarão abertos para visitação durante o feriado de Carnaval. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Departamento de Unidades de Conservação, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), informam horário de visitação e endereços e agendam visitas para grandes grupos, no site www.uc.pr.gov.br.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, comenta que é uma oportunidade da comunidade conhecer a flora e a fauna do Estado. “É mais uma opção de lazer e educação ambiental. Nos parques, o visitante está em contato com a natureza, adquirindo conhecimentos e orientações sobre a necessidade da preservação ambiental.”
A Ilha do Mel é um grande atrativo para os turistas, porque 95% do território é estação ecológica, englobando manguezais, restingas, formações geológicas e brejos litorâneos e caxetais. As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas.
Se o destino for o Pico Marumbi, na Serra do Mar, recomenda-se o uso de roupas e ferramentas específicas de alpinismo. Já no Parque Estadual Guartelá, em Tibagi, é proibido acampamentos e as visitas para grande número de pessoas deverão ser previamente agendadas.
PROGRAMA – O IAP desenvolve o programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação do Paraná (VOU). O programa promove, incentiva o intercâmbio de experiências e ações entre os grupos de voluntários e os profissionais do instituto. Entre as atividades estão as informações aos visitantes e também o desenvolvimento de projeto de Educação Ambiental e pesquisa.
“Além do contato com a natureza que os parques proporcionam os visitantes recebem informações sobre preservação ambiental e o processo de criação de cada unidade”, destaca o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.
O instituto informa que devem ser tomados alguns cuidados com as visitas realizadas nos parques estaduais. Nestes passeios são essenciais levar itens como água, alimentos, roupas confortáveis, tênis resistentes, repelentes e protetor solar. As áreas são unidades de conservação e requerem alguns cuidados, como o destino correto do lixo, não fumar durante o passeio e não utilizar aparelhos que emitam sons. Já na área da segurança, o visitante deverá respeitar os limites colocados nas placas de sinalização e caminhar somente pelas trilhas.
O QUE ABRE — Floresta Estadual de Santana (Paulo Frontin), Floresta Estadual Metropolitana (Piraquara) e Parque Estadual João Paulo II (Curitiba). Os parques estaduais de Campinhos (Tunas do Paraná), Vila Velha (Ponta Grossa), do Cerrado (Castro) e do Guartelá (Tibagi) são as opções para quem está na região Central.
“Vila Velha dispensa apresentações, pois é uma dos principais cartões postais do Paraná. Já o cânion do Guartelá, com 32 quilômetros, é o maior do País e o sexto maior do mundo em extensão. O parque representa um dos maiores remanescentes de campos nativos da bacia do Rio Tibagi”, ressalta o secretário Rasca Rodrigues.
NORTE – Na região norte do Estado, funcionam o Parque Estadual Mata São Francisco (Cornélio Procópio), Parque Estadual Mata dos Godoy (Londrina), Parque Florestal de Ibiporã (Ibiporã), Parque Florestal de Ibicatu (Centenário do Sul), Parque Estadual de Amaporã (Amaporã) e o Horto Florestal de Jacarezinho (Jacarezinho).
NOROESTE - Na região noroeste, abrem o Parque Estadual do Lago Azul (Campo Mourão), Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (Fênix) e a Reserva Florestal de Figueira (Engenheiro Beltrão).
OESTE – No oeste do Estado, os turistas podem conhecerm a Reserva Biológica São Camilo (Palotina) e Área de Relevante Interesse Ecológico da Cabeça do Cachorro (São Pedro do Iguaçu).

GALERIA DE IMAGENS