As parcerias entre a Celepar Informática do Paraná, o governo federal e o de vários Estados - para a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções em software livre - estão sendo reforçadas e ampliadas. Técnicos e dirigentes de entidades ligadas ao setor de tecnologia de informação e comunicação de várias partes do país têm buscado informações com o governo do Estado.
A mais recente visita foi a de um grupo de dirigentes da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) que veio conhecer o sistema de Central de Viagens, a suíte de comunicações Expresso e a plataforma de desenvolvimento de sistemas Pinhão Paraná.
Estiveram em Curitiba os diretores de Serviços e Administrativa da Prodebe, Jerusa Marins Paes Coelho e Nelma Carneiro Araújo; Stela Alves, da Secretaria da Fazenda; Clebson Machado e Sílvia Pereira, da Secretaria da Administração.
Reunidos com o diretor de IP e Multimídia da Celepar, Cláudio Dutra e os técnicos Marcos Lanza e Luciane Beppler, a equipe estabeleceu um cronograma de atividades visando a implantação desses sistemas no governo baiano, com o apoio da equipe da Celepar.
AMAZONAS - Na última sexta-feira a equipe da Gerência de Inovação Tecnológica (GIC) da Celepar concluiu a segunda fase de treinamentos de técnicos da Companhia de Processamento e Dados do Amazonas e do Serviço de Processamento de Dados do Governo federal (Serpro) sobre os métodos e padrões da Plataforma Paraná.
Em contrapartida, o Serpro disponibilizou três técnicos para auxiliar a Celepar na melhoria dessa plataforma que serve de base para a produção de sistemas de alta e média complexidade, cuja reutilização de componentes permite significativos ganhos de produtividade. Segundo Vanderlei Vilhanova Ortencio, gerente da GIC, o compartilhamento de conhecimentos é o que tem permitido os avanços do software livre em escala mundial.
Entre outras funções, a Plataforma Paraná permite a padronização, acompanhamento e avaliação de ferramentas e dos sistemas de segurança, criação do modelo de relatórios, implementação de padrões, aplicativos e interfaces, automação de tarefas e documentação de cada fase de construção de sistemas.
Para a produção de sistemas, a plataforma utiliza inúmeras ferramentas desenvolvidas pelos técnicos da própria Celepar: Timoneiro, controlador de fluxos de trabalho (workflow); Consorte, aplicativo do fluxo de trabalho; Jquerena, gerador de códigos; Sentinela, aplicativo de segurança web; Cicerone, integrador e centralizador de sistemas num único acesso web e, Agita, controlador e executor de tarefas específicas.
Outra solução da Celepar que despertou o interesse do Governo Federal é o portal colaborativo Dia-a-Dia Educação, utilizado pela Secretaria da Educação. Dois técnicos da empresa - Alexandre Amaral e Márcio Rocha de Almeida Assis – estiveram em Brasília na semana passada para repassar ao Serpro as tecnologias desse portal.
A empresa do Governo Federal pretende adaptar os aplicativos desse portal num sistema do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) voltado para a agricultura familiar. O sistema permite que seus usuários disponibilizem conteúdos sobre temas variados e tenham acesso a uma verdadeira rede de informações. No caso do MDA, a idéia é que os extensionistas do órgão utilizem a ferramenta para publicação de conteúdos e informações sobre a agricultura familiar.