Parceria incentiva pequenos produtores a exportarem pelos portos do Paraná

O objetivo é auxiliar o escoamento dos grãos até os terminais portuários, inclusive com o apoio técnico
Publicação
16/07/2010 - 10:50
Editoria
A parceria entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) deve ampliar a participação de pequenos produtores rurais no comércio internacional e melhorar as condições de armazenagem de grãos no Estado. Juntas, as instituições, vinculadas ao Governo Estadual, vão garantir assessoria técnica e melhor uso dos armazéns da Codapar no interior, para novos exportadores.
O objetivo é auxiliar o escoamento dos grãos até os terminais portuários, inclusive com o apoio técnico necessário para dar condições de igualdade, para que usuários de pequenos volumes possam exportar e competir no mercado internacional com grandes empresas do ramo. “As 14 unidades armazenadoras da Companhia estão estrategicamente distribuídas junto às principais zonas produtoras e podem ser usadas por pequenos agricultores para armazenar suas safras, enquanto aguardam o melhor momento de comercialização”, explica o diretor-presidente da Codapar, Jânio Dalla Costa.
Segundo o superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, o apoio aos pequenos exportadores é uma das principais missões dos portos públicos paranaenses. “Essa é uma preocupação do governador Orlando Pessuti, porque tem impacto direto na qualidade de vida dos paranaenses. Significa mais lucratividade, mais emprego e renda no campo. Para atender este público, temos o silo público, o sistema de pool no corredor de exportação e garantimos melhores tarifas e mais rapidez nas movimentações”, lembra ele.
QUALIDADE – Técnicos da Codapar vão atuar, ainda, na padronização da qualidade dos armazéns de grãos, tanto público, quanto privados, conforme exigências do Governo Federal. “Cuidados como controle de pragas e rastreamento da produção são importantes para garantir a qualidade da carga exportada e manter a confiança dos países importadores nos portos de Paranaguá e Antonina”, conta Davi Pinezi, diretor técnico de operações da Companhia.
“Buscamos a parceria, porque sabemos que a Codapar tem conhecimento, tecnologia e experiência para nos ajudar a melhorar as condições de armazenagem e manter a qualidade da soja, milho e farelo, desde o pós-colheita até a exportação”, completa o diretor empresarial da Appa, João Batista Lopes dos Santos.

GALERIA DE IMAGENS