Parceria entre Sesi e Teatro Guaíra traz inúmeras apresentações culturais

Este ano as novidades são as atrações musicais, que tiveram início com a Banda Decafins apresentada de 7 a 14. Para a próxima semana já estão confirmadas apresentações do “Jazz Cigano Quinteto”, de 21 a 28, às 20h
Publicação
16/07/2010 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Projeto Circuito Cultural, que é resultado de uma pareceria entre o Centro Cultural Teatro Guaíra e o Sesi (Serviço Social da Indústria) teve início no ano passado e oferece ao público uma série de espetáculos, todos no Teatro José Maria Santos, na rua Rua Treze de Maio, 655, Centro (único auditório localizado fora do complexo na Praça Santos Andrade).
Este ano as novidades são as atrações musicais, que tiveram início com a Banda Decafins apresentada de 7 a 14. Para a próxima semana já estão confirmadas apresentações do “Jazz Cigano Quinteto”, de 21 a 28, às 20h.
Formado por cinco músicos: Eduardo Mercuri (violão e bandolim), Fred Pedrosa (contrabaixo), John Theo (violino), Mateus Azevedo (percussão) e Vinícius Araújo (violão), o grupo partiu de uma formação tradicional de Gypsy Jazz, estilo tocado na década de 1940 na França, com intuito de divulgar o trabalho musical, com um pequeno diferencial: utilizam um set de percussão para incrementar o swing das músicas e o ritmo dos violões.
Quando se uniram no início de 2009, os músicos aproveitaram a versatilidade do gênero para adaptar vários tipos de canções, inclusive o choro brasileiro. No repertório estão músicas tradicionais do estilo, standards conhecidos: “All Of Me e Caravan”, canções tradicionais como “Dark Eyes/Les Yeux Noirs” (Rússia), “J'attendrai” (Itália), boleros como “Besame Mucho” e “Quizás Quizás Quizás”, músicas tradicionais do repertório brasileiro: “Desvairada”, “Naquele Tempo” e “Lamentos”, além de composições próprias.
Além dos musicais são apresentadas peças teatrais. “Pixaim”, que entrou em cartaz no dia 9 e permanece até o dia 25, sextas e sábados às 20h, domingos às 19h.
Todas as apresentações têm preço único: R$10,00 e com desconto de 50% com o Cartão Guaíra.
A peça “Pixaim” é produzido pela Cia. Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo, sob a direção de Rafael Camargo com inspiração na antologia de contos contemporâneos de autores de origem africana: Terra de Palavras. A organização foi elaborada por Fernanda Felisberto.
Apresenta os textos dos brasileiros Lande Onawale (“Mukondo e A Bailarina”) e Kátia Santos (“Meu Deus, Cadê Esse Menino!”). O título faz referência ao conto “Pixaim”, de Cristiane Sobral, e apresenta também a poesia “Mulata Exportação”, de Elisa Lucinda.
Trata de questões relacionadas ao povo afrodescendente brasileiro, abordando situações cotidianas da vida de negros e negras em nosso País.
A narrativa é permeada por vídeos e imagens projetadas no palco que contextualizam a forte presença da cultura destas populações na nossa história.
Os fragmentos incluem depoimentos dos atores falando sobre preconceito e discriminação, inspirados nas experiências de cada um.
A estética do espetáculo valoriza a palavra e a imagem: apenas um espaço de cor branca e os atores. Não há figurino nem o tempo cronológico formal.
Direção, produção e pesquisa: Isidoro Diniz. Direção: Rafael Camargo. Assistência de direção, pesquisa e direção de movimento: Kátia Drumond. Dramaturgia (roteiro): Rafael Camargo. Direção de arte: Áldice Lopes. Direção musical: Ricardo Verocai. Iluminação e execução: Waldo Leon. Elenco: Simone Magalhães, Cássia Damasceno, Cássia Gomes, Adriano Carvalhaes, Marcel Szymanski.
Serviço: Projeto Circuito Cultural SESI/ Teatro Guaíra. Local: Teatro José Maria Santos. Ingressos: R$10,00 e com desconto de 50% com o Cartão Guaíra. De 9 a 25 de julho, sextas e sábados às 20h, domingos às 19h: peça teatral - “Pixaim”; Musical - “Jazz Cigano Quinteto”, às 20h, de de 21 a 28.

GALERIA DE IMAGENS