Parceria amplia ações ambientais e melhora estrutura para catadores de recicláveis

Secretaria do Meio Ambiente assinou termo de cooperação com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR)
Publicação
19/08/2010 - 12:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, participou nesta quinta-feira (19), em Curitiba, da entrega de equipamentos, incluindo um veículo denominado Recimóvel, que servirão como ponto de apoio para eventos de educação ambiental sobre a importância da reciclagem. A ação faz parte do termo de cooperação assinado entre a Secretaria e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), com o projeto “Multiplicadores Ambientais e Inclusão Social no Paraná”.
As atividades previstas no termo deverão ser realizadas em vários municípios paranaenses, cumprindo com o que exige a legislação ambiental e completando o ciclo de reciclagem em todo o Estado. “A parceria fortalece o trabalho de responsabilidade compartilhada gerando a inclusão social, emprego e renda aos recicladores e contribui para diminuir o passivo ambiental gerado no Estado”, afirma o secretário Jorge Augusto Callado Afonso.
O projeto também prevê a capacitação de catadores de materiais recicláveis, para promover melhoria na qualidade de vida e desenvolver a capacidade empreendendora, com utilização adequada das técnicas necessárias à atividade, visão de negócio e de sustentabilidade. Para garantir o acompanhamento técnico especializado, será dada consultoria a cada uma das associações ou cooperativas contempladas.
GESTÃO - As ações de reciclagem no Estado são coordenadas pelo Programa Desperdício Zero, da Secretaria, conta com a parceria do grupo G22 + 1 – formado por representantes dos municípios responsáveis por 90% dos resíduos gerados no Estado. O grupo reúne-se periodicamente com técnicos da Secretaria para discutir ações e responsabilidades dos grandes geradores em todos os setores.
Para a secretária municipal do Meio Ambiente de Paranavaí e integrante do G22+1, Eloiza Felippe Mendes, as reuniões têm contribuído muito para as ações realizadas nos municípios. “Temos conseguido, em parceria com o Governo do Estado, chamar a atenção dos grandes geradores de resíduos para eles nos ajudem neste processo e o resultado vem sendo positivo”, comemora Eloiza.
EMPRESAS - O convênio firmado com o Governo do Estado contou com a participação das seguintes empresas associadas: Chocolate Indústria de Alimentos Ltda, Sococo S/A, Primo Schincariol, Red Bull do Brasil, Alflash, Ultrapan, Brasfrigo, Sig Combibloc, Yoki Alimentos, Cia de Bebidas das Américas, Spaipa e Sucos Del Valle.
Além dessas, a Reciclanip – associação das indústrias responsável pela destinação correta de pneus – foi uma importante parceira neste processo que contribuiu com a doação de pneus para o automóvel.
Durante a solenidade de entrega do automóvel o gerente geral da Reciclanip, César Faccio, destacou a parceria. “Estamos dispostos a contribuir com a responsabilidade de recolhimento dos resíduos gerados. O desafio é trazer os pneus inservíveis para que possamos dar a destinação correta e com a estrutura entregue hoje poderemos levar a conscientização da sociedade”, comentou César.
EQUIPAMENTOS – Entre os equipamentos entregues estavam notebooks, televisores, computadores e cartilhas educativas que deverão ser utilizados nos eventos de educação ambiental. Além disso, uma van denominada Recimóvel, que irá percorrer os municípios com técnicos para conscientizar a população. “Trabalhamos com a meta inicial de atingir diretamente cerca de 30 mil pessoas, mas como se trata de uma ação multiplicadora esse número deverá aumentar gradativamente”, diz Callado.

GALERIA DE IMAGENS