Paranavaí, Noroeste do Estado, recebe, nesta segunda-feira (05), as atividades dos programas do Detran “Comunidade e Trânsito” e “Comunidade Trânsito Jovem”. A intenção do projeto, que já foi levado a várias cidades, é a criação de núcleos de trânsito nos municípios e a conscientização da comunidade sobre os riscos do trânsito, principalmente às crianças.
“Os problemas do trânsito refletem diretamente na escola. É importante que exista uma mobilização de todos os cidadãos para se construir um comportamento consciente e cooperativo no trânsito”, explica Maria Helena Gusso Mattos, coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran.
O Detran oferece suporte para que o programa se desenvolva. Durante a apresentação do projeto, que é a primeira etapa, chamada de sensibilização, são realizados palestras e debates sobre o trânsito. Materiais educativos são distribuídos e os procedimentos necessários para a formação dos núcleos e comissões de trânsito são esclarecidos. “Depois que realizamos a sensibilização, aguardamos o retorno da comunidade e o seu interesse em formar os núcleos e comissões de trânsito. O projeto é contínuo, sem data para acabar”, conta Maria Helena Mattos.
JOVEM – Neste ano, foi lançado o programa “Comunidade Trânsito Jovem”. “Este novo projeto surgiu na esteira do sucesso do ‘Comunidade e Trânsito’, e também atenderá as necessidades dos adolescentes e crianças, posto que este grupo é um dos mais afetados pelos acidentes de trânsito”, diz Christofer Borges da Cruz, funcionário da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Coet) e integrante da equipe que coordena o projeto. O projeto “Comunidade Trânsito Jovem” utilizará as mesmas ferramentas do “Comunidade e Trânsito”, só que agora voltada para o grupo formado por crianças e adolescentes, utilizando as estruturas dos Grêmios Estudantis como base para expandir o projeto entre os jovens paranaenses.
Serviço:
05/11– Paranavaí – Rua Guaporé s/n (Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa). Contato direto na cidade: Fátima (44 – 3421 1938 ou 9936 7989).
* As palestras e atividades do projeto começam sempre às 13h30.