Apesar das condições do mar não estarem à altura do evento, com ondas que atingiam no máximo meio metro, o Pro Tim Surf 2006 que aconteceu neste final de semana foi um sucesso na praia brava de Matinhos e abriu o calendário profissional da modalidade no Paraná. Aproximadamente 2 mil pessoas estiveram prestigiando o evento durante os dias 7 e 8 de janeiro, datas em que aconteceu a competição que contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Paraná Esporte.
A final foi disputada entre os paranaenses Jihad Khodr e Alex Lima, e os catarinenses Marco Polo e Diego Rosa. Jihad Khodr levou o título do primeiro evento da modalidade realizado este ano no Paraná terminando com 12.23 pontos. Em segundo ficou Alex Lima com 11.83, seguidos por Marco Polo e Diego Rosa, com 9.97 e 8.83 pontos respectivamente.
O evento, válido pelo 1º Circuito Sul Brasileiro Profissional realizado entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, reuniu 60 surfistas, muitos deles de renome na categoria profissional, e premiou como campeão o prata da casa Jihad Khodr com R$ 4.000,00 e 1.000 pontos no ranking sul-brasileiro e paranaense, que com o resultado também garantiu uma vaga para o SUPERSURF.
“Um evento como este que aconteceu neste fim de semana é muito importante para a continuidade do trabalho desenvolvido pela federação que sempre busca o aprimoramento e a qualidade do nível técnico dos atletas. Com parcerias como esta com a TIM, com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Paraná Esporte e com a Prefeitura Municipal de Matinhos, temos certeza do fortalecimento e de frutos no cenário mundial do surf”, declarou Antonio Barbosa “Maninho”, presidente da Federação Paranaense de Surf (FPS).
BOX – Surf é uma febre no Paraná
Além da inauguração do projeto Surf na Escola, numa parceria dos governos federal, estadual e municipal e coordenado pela Paraná Esporte, que busca incentivar a prática da modalidade com responsabilidade ambiental, direcionado a atender alunos da rede pública de ensino com esporte e lazer no contra-turno escolar, o surf aquece o comércio do Litoral do Paraná com eventos que fomentam o desenvolvimento sustentável do local.
“Atualmente o surf é o segundo esporte mais praticado no país, com cerca de três milhões de adeptos, e o Paraná é reconhecido mundialmente por revelar atletas de renome, como: Peterson Rosa, Jihad Khodr, Bruna Schmitz, Rafael Teixeira, Alex Lima, Péricles Dimitri, Peterson Crisanto, dentre outros nomes que despontam constantemente nas ondas do Paraná. Nada mais justo do que investir conscientemente nesse esporte que faz a cabeça da garotada”, declarou o presidente da Paraná Esporte Ricardo Gomyde.
BOX 2 – Estatísticas
Total de inscritos no evento 60 atletas.
Baterias computadas no evento 31.
Ondas surfadas no evento 841.
Ondas excelentes (8,00 a 10,00 pts) – 3 ( 0.36%).
Ondas muito boas (6,20 a 7,99 pts) - 16 ( 1.90%).
Ondas boas (4,20 a 6,19 pts) - 122 (14.51%).
Ondas regulares (2,60 a 4,19 pts) - 296 (35.20%).
Ondas fracas (0,10 a 2,59 pts) - 404 (48.04%).
Fonte: FPS