O apoio do Governo do Estado, por intermédio da Paraná Esporte, ao surfe paranaense é recompensado por mais uma conquista nacional. A surfista Nathalie Martins, de 16 anos, conseguiu novo destaque ao ganhar o título de campeã na abertura do Maresia Brasileiro de Surf, no último fim de semana, na Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
Nathalie é da equipe paranaense de surfe e precisou do apoio do Governo do Estado para o deslocamento até o local de disputa. “Resultado como esse torna nossos atletas ídolos no litoral paranaense, onde estimulamos a prática saudável do surfe com o desenvolvimento do projeto Segundo Tempo – o Surfe na Escola”, afirma o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomide.
Natural de Praia de Leste, Nathalie já havia conquistado no ano passado o título da etapa paranaense do Brasileiro Amador, na Ilha do Mel. Foi também campeã do Rip Curl Grom Search, na etapa do Paraná, e campeã do circuito amador no Estado. Mais recente, foi finalista do Brasil Tour Feminino Profissional Pro Tim 2007, na etapa de Matinhos.
No Rio Grande do Norte, os surfistas paranaenses disputaram com a elite do surfe amador brasileiro e estão brigando pelo título nacional, de olho nas vagas da equipe brasileira para a primeira etapa mundial do ano – o ISA World Júnior, que será realizado em Portugal.
O Maresia Brasileiro de Surf 2007 é uma realização da Confederação Brasileira de Surf, com supervisão do Comitê Olímpico Brasileiro. Foram três dias de competição, com 190 atletas de 11 estados, recorde em 20 anos de circuito brasileiro amador. Além da campeã open Nathalie Martin, que disputou nas categorias feminino júnior e open, a equipe do Paraná contou com o líder iniciante do circuito paranaense Vitor Valentin, com César Teixeira na mirim e com Celso Júnior e Rafael Teixeira nas categorias open e júnior.
Classificação
Feminino open
1.º – Nathalie Martins (PR)
2.º – Diana Cristina (PB)
3.º – Gabriela Leite (SC)
4.º – Gilvanilta Ferreira (RN)
Por equipes
1.º – Rio Grande do Norte – 220 pontos
2.º – São Paulo – 182
3.º – Bahia – 138
4.º – Santa Catarina – 128
5.º – Paraíba – 108
6.º – Pernanbuco – 96
7.º – Ceará – 84
8.º – Paraná – 84
9.º – Rio de Janeiro – 62
10.º – Rio Grande do Sul – 52
11.º – Espírito Santo – 20